Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cidades

Projeto tocantinense da arquiteta Adriana Benguela é um dos finalistas

Projeto tocantinense da arquiteta Adriana Benguela é um dos finalistas Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Projeto tocantinense da arquiteta Adriana Benguela é um dos finalistas Projeto tocantinense da arquiteta Adriana Benguela é um dos finalistas

Entre os 186 projetos inscritos provenientes de 12 Estados brasileiros e Distrito Federal, o Instituto Tomie Ohtake e a AkzoNobel anunciam os dez selecionados pelo júri do 4º Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel, composto pelos arquitetos Carla Juaçaba, Gustavo Penna, Nabil Bonduki e Priscyla Gomes. Em 2017, registrou-se um aumento de 56% no volume de inscrições em relação à edição anterior. Entre os finalistas há obras localizadas em São Paulo, Santa Catarina, Tocantins, Distrito Federal, Rio Grande do Sul e Cidade do México.

Do Tocantins foi selecionado o projeto Moradas Infantis, de Formoso do Araguaia/TO, da arquiteta responsável Adriana Benguela. 

Os dez projetos, que serão reunidos também em publicação, participam de uma exposição, com entrada gratuita, na sede do Instituto Tomie Ohtake, de 10 de agosto a 17 de setembro de 2017. Na abertura do evento, dia 10 de agosto, serão anunciados os premiados. Os arquitetos responsáveis pelos três projetos considerados de maior destaque serão contemplados com viagens internacionais: Xangai/China, Helsinque/Finlândia e Havana/Cuba, respectivamente.

Uma mostra de filmes sobre arquitetura, projetada na fachada do edifício que abriga o Instituto Tomie Ohtake, faz parte da programação paralela ao Prêmio, assim como ações educativas para o público jovem que têm por objetivo promover uma discussão sobre a relação das pessoas com a arquitetura e o urbanismo nos espaços que habitam.

Sobre o Prêmio de Arquitetura

O Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel é destinado exclusivamente a arquitetos brasileiros ou estrangeiros que vivam no Brasil há pelo menos dois anos, com até 45 anos de idade, e projetos construídos durante os últimos dez anos. Arquitetos, escritórios de arquitetura ou coletivos de arquitetos podem se inscrever com mais de um projeto, o que contribui para demonstrar um panorama da arquitetura brasileira nos seus mais variados contextos.

A premiação é resultado de uma parceria entre o Instituto Tomie Ohtake e a AkzoNobel, multinacional holandesa que atua nos segmentos de tintas, revestimentos e especialidades químicas e se insere nas perspectivas do Instituto, enquanto instituição cultural, ao promover iniciativas no campo da arquitetura, do urbanismo.

Sobre o júri

Carla Juaçaba

Desde 2000, desenvolve sua prática independente de arquitetura e pesquisa no Rio de Janeiro. Seu escritório inclui projetos públicos e privados, com foco em habitação e programas culturais. Entre as residências estão: Casa Atelier 2001, Casa Rio Bonito 2005, Casa Varanda 2007, Casa Mínima 2008, Casa Santa Teresa 2016; Casa Linear 2016; e Casa Posse 2016. Em 2012, concebeu e construiu o pavilhão efêmero Humanidade 2012 para o Rio+20, em parceria com a cenógrafa e diretora Bia Lessa e integrou o júri da BIAU Bienal Ibero Americana, em Madrid. Venceu a primeira edição do Prêmio Internacional de arquitetura para mulheres ArcVision (2013). Em 2014, participou da Bienal de Veneza no Pavilhão Brasileiro. Concebeu a expografia da mostra Tarsila e as mulheres modernas do Rio, no museu do MAR-RJ (2015). É professora convidada no City College of New York (CCNY), tendo lecionado também na PUC-RJ.

Gustavo Penna

Arquiteto e urbanista, é diretor da Gustavo Penna Arquiteto & Associados. Foi professor da Escola de Arquitetura e Urbanismo da UFMG (1977-2009), assessor do Ministério da Cultura para espaços culturais, assessor de projetos especiais do governo de Minas Gerais e secretário de planejamento do município de Contagem. É duas vezes finalista do World Architecture Festival, com as obras Memorial da Imigração Japonesa e Casa Manacás. Estão entre seus projetos, a Escola Guignard, considerada uma das 30 obras arquitetônicas mais relevantes do país, os edifícios da Band em Belo Horizonte e São Paulo, o Monumento à Liberdade de Imprensa (Brasília) e o novo Mineirão.

Nabil Bonduki

Arquiteto e urbanista, foi secretário municipal de Cultura de São Paulo, relator da revisão do Plano Diretor de São Paulo e vereador. É professor da FAU/USP e especialista em planejamento urbano. Publicou mais de uma centena de artigos em revistas especializadas, periódicos e anais de congressos. É autor de seis livros e co-autor de outros 18. Dentre seus trabalhos publicados se destaca "Origens da habitação social no Brasil" (1ª edição, 1998, atualmente na 4ª edição), que recebeu o Prêmio Brasileiro de Planejamento Urbano e Regional - Categoria Livro (1998) e o Prêmio Anual do IAB - Categoria Obra Escrita (1999). Foi curador de várias exposições de habitação e urbanismo, entre as quais as apresentadas na 2ª, 3ª e 4ª edições da Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo.

Priscyla Gomes

Arquiteta formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo na qual concluiu seu Mestrado em Teoria e História das Artes. Atualmente é curadora associada do Instituto Tomie Ohtake, tendo feito a curadoria de exposições como É como dançar sobre arquitetura (2017), Coisas sem nomes (2015), E se quebrarem as lentes empoeiradas? (2015), Medos modernos (2014), entre outras. Integra a equipe de curadoria da 5a edição do Arte/Cidade: Linha Metálica, junto a Nelson Brissac. Desde 2015, coordena o Filming Architecture, workshop acadêmico itinerante sobre a relação entre cinema e arquitetura.

Sobre a AkzoNobel

A AkzoNobel cria todos os dias produtos essenciais para tornar a vida das pessoas mais agradável e inspiradora. Como uma companhia global líder em tintas e revestimentos e uma das principais produtoras de especialidades químicas, fornecemos ingredientes essenciais, proteção essencial e cor essencial para indústrias e consumidores em todo o mundo. Respaldados por um legado de pioneirismo, nossos produtos inovadores e tecnologias sustentáveis são concebidos para atender às crescentes demandas do nosso planeta em rápida transformação, tornando a vida mais fácil. Com sede em Amsterdã, na Holanda, empregamos aproximadamente 46.000 pessoas em cerca de 80 países e nosso portfólio inclui marcas conhecidas como Coral, Sikkens, International, Interpon e Eka. Consistentemente classificada como uma das empresas líderes em sustentabilidade, estamos comprometidos em energizar cidades e comunidades, criando um mundo protegido e colorido onde podemos melhorar a vida das pessoas por meio do que fazemos.

Os projetos finalistas são:

-         Casa 4x30, São Paulo – SP – arquiteto responsável Clara Reynaldo – CR2 Arquitetura + FGMF Arquitetos;

-         Casa Torreão, Brasília – DF – arquiteto responsável Matheus Seco – Bloco Arquitetos;

-         Ciclovia Avenida Paulista, São Paulo – SP – arquiteto responsável Gianpaolo Santoro Granato – Studio GGA;

-         Cobertura Mercado Público de Florianópolis, Florianópolis – SC – arquiteto responsável Gustavo Utrabo –Aleph Zero;  

-         Instituto Brincante, São Paulo –SP – arquiteto responsável Dante Furlan – Bernardes Arquitetura; 

-         Mirante 9 de Julho, São Paulo – SP – arquiteto responsável Marcos Paulo Caldeira –MM18;

-         Moradas Infantis, Formoso do Araguaia – TO – arquiteto responsável Adriana Benguela – Rosenbaum + Aleph Zero;  

-         Parque da Gare, Passo Fundo – RS – arquiteto responsável Pedro Paes Lira – Idom; 

-         Subsolanus, Cidade do México DF – México – arquiteto responsável Henrique te Winkel – Vão;

-         Vazio, São Paulo – SP – arquiteto responsável Marina Acayaba – AR arquitetos;