Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

No último fim de semana os bombeiros atuaram na Operação Temporada de Praias 2017, em 15 praias do Tocantins, que tem como objetivo orientar e proporcionar mais segurança aos banhistas. Os militares alertam que o cuidado deve ser redobrado por parte dos banhistas durante esse período.

De acordo com SIOP somente nos dois fins de semana do mês de julho os bombeiros realizaram mais de 8,6 mil atendimentos preventivos.  Para evitar situações de riscos e afogamentos, os militares estão repassando aos banhistas uma série de recomendações entre elas evitar entrar na água após ingerir bebidas alcoólicas e logo após as refeições.

Não mergulhar em águas cuja profundidade seja desconhecida e nem mergulhar sozinho à noite. Evitar nadar onde houver valas e não simular afogamentos, uma vez que além de causar pânico nas pessoas, desvia a atenção dos guarda-vidas de um possível afogamento real.

"Ao levar uma criança a praia procure colocar, na mesma, uma pulseira de identificação. Reforce sobre os riscos ao entrar na água sozinha e procure mantê-la sempre a vista. Toda criança deve ficar constantemente sob a supervisão de um adulto. Caso encontre alguma criança perdida, leve-a ao guarda-vidas ou outra autoridade competente", destacou o coordenador do SIOP, major Maxuel Souza.

Afogamentos

Durante a temporada de praia 2016 foram registrados cinco afogamentos seguidos de morte. Em 2017 durante a temporada até agora, foram três afogamentos seguidos de morte. Nos últimos dois anos, os afogamentos ocorreram em áreas onde não havia presença de bombeiros militares.