Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Antônio Gonçalves

Pela primeira vez jovens de todas as regiões do Estado que vivem no campo, e participam de movimentos sociais, reuniram-se em Palmas para debater os problemas cotidianos de suas comunidades, bem como discutir o momento atual de crise política e econômica no País. O deputado Paulo Mourão (PT) foi convidado e prestigiou na noite de domingo, dia 9, o I Encontro Estadual da Juventude Camponesa, que reuniu cerca de 300 jovens, entre os que vivem em assentamentos rurais, indígenas e quilombolas.

Paulo Mourão demonstrou sua preocupação com a questão da política dos territórios que, segundo ele, foi destruída pelo governo Temer, deixando de promover a emancipação da cidadania no campo. Mourão também defendeu o fim das exclusões sociais das minorias: indígenas, quilombolas e comunidades negras.

O parlamentar fez questão de destacar a necessidade da garantia prioritária da educação no campo de forma alternada e completa. “Temos que ter como missão prioritária o ensino infantil, ensino fundamental, ensino médio e ensino superior à juventude camponesa e ainda uma terceira prioridade que seria o processo do empreendedorismo rural dentro das comunidades, tornando-as produtivas, com a garantia da assistência técnica”, frisou.

Diante das discussões e propostas apresentadas no encontro, Paulo Mourão propôs a realização de uma audiência pública na Assembleia Legislativa, no segundo semestre, para apresentação das demandas propostas no encontro, a fim de buscar apoio dos parlamentares para dar suporte orçamentário para as políticas públicas definidas na carta elaborada ao final do encontro estadual.

Temáticas

O encontro começou sexta-feira, dia 7, quando foi feita uma análise da atual conjuntura política, culminando com o lançamento do Plano Popular de Emergência, pela Frente Brasil Popular, bem como a discussão de pontos como a  retirada de direitos dos trabalhadores pela reforma trabalhista e as Diretas Já!

No sábado, dia 8, eles participaram de discussões com lideranças jovens. Na ocasião foi feita uma cartografia social da juventude, sobre como essa juventude está inserida em seus territórios. Ainda teve debate sobre educação no campo e juventude, perspectivas, limites e desafios; além de oficinas temáticas sobre agro ecologia e cooperativismo; capoeira; pintura; saúde popular; e súcia. A programação de sábado encerrou com noite cultural e apresentação de artistas da terra.

No domingo, dia 9, os jovens participaram de mesa redonda sobre a criminalização dos movimentos sociais e a luta em tempos de golpe. Uma outra mesa redonda debateu sobre diversidade de gênero e sexualidade. A programação finalizou com apresentação teatral e mesa redonda sobre a história revolucionária da juventude. Na segunda-feira, dia 10, os jovens participaram de um ato público pelas ruas do centro de Palmas que marcou o encerramento do I Encontro Estadual da Juventude Camponesa.