Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação João pretende espalhar João pretende espalhar "restaurantes" Fome Zero em vários pontos de Palmas

Motivado em ajudar os animais em situação de rua em Palmas/TO, o gerente de uma motopeças, João de Souza Araujo, 29 anos, morador na capital há oito anos, colocou em prática o projeto Fome Zero. A meta de João Araújo é espalhar comedouros - que ele define como "Restaurantes Fome Zero" - destinados especialmente aos cães, por todo o município. 

No início do mês, João inaugurou o primeiro comedouro Fome Zero, aberto 24 horas, dispondo de iluminação, ração, água e com direito a cobertura, decoração e passarela. "Aqui a única obrigação do cachorro é comer e beber à vontade". O vídeo viralizou rapidamente e muitas pessoas mostram-se dispostas a colaborar. 

O nome Fome Zero é, segundo João, em referência a programa social implantado pelo Governo Federal no Brasil, conhecido pelo mesmo nome e com o objetivo de erradicar a fome no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "O programa social Fome Zero veio para acabar com a fome da população e o nosso Fome Zero veio para acabar com a fome dos cachorros", disse João Araújo em entrevista ao Conexão Tocantins nesta quinta-feira, 13. 

O gerente recebe ajuda de sua mãe para abastecimento diário do comedouro. Localizado no Jardim Bela Vista, saída para Porto Nacional, na Rua das Orquídeas, a unidade foi toda construída com materiais reciclados, segundo o gerente. "O custo foi quase zero!", contou. 

O cuidado com os cães em situação de rua é tarefa antiga de João Araújo. O gerente iniciou colocando comida e água na porta da própria casa, debaixo de uma árvore e com o tempo, percebendo que a quantidade de animais em busca de alimentação aumentava consideravelmente, surgiu a anseio de ir além. "Veio a ideia de fazer algo que suportasse mais ração e mais água e que, por causa da chuva ou do tempo, não molhasse ou estragasse. Veio a ideia do restaurante ", afirmou. 

Amor pelos cães

O amor de João pelos cães vem desde a infância. Segundo ele, todos os cães que teve a oportunidade de cuidar, até o momento, foram ou são resgatados da rua. "Todos os meus três cachorros que tive (em casa) foram de rua. Um que tenho é o raposão, que foi diagnosticado um câncer nele. Tem uma ferida no nariz que não sara, mas se ele tomar o medicamento certinho, a doença não progride", contou. 

Por toda Palmas

O intuito de João Araújo agora é espalhar o projeto por toda a Capital. "O projeto é espalhar nesta Palmas toda. Tem uma galera que me ajuda, que me apoia. Vamos fazer restaurantes e disponibilizar para quem tem interesse, que possa cuidar daquele restaurante, dando continuidade ao fome zero. Vou fabricar e passar para a pessoa tomar de conta, pedir doações, cuidar", disse. 

Doações

João Araujo é gerente de uma das quatro lojas Motopeças Galdino, em Palmas. Segundo ele, quem desejar ajudar no projeto, basta procurar uma das três lojas. "Hoje mesmo um rapaz entrou em contato comigo e veio e deixou ração. Quando era em casa, colocava para três a quatro cachorros, só que com o restaurante, com comida fixa o tempo todo, apareceu cachorro que eu nunca tinha nem visto. Não tenho base de quantos cães e gatos aparecem", explicou, concluindo: "Pode chegar a qualquer uma das lojas que todo mundo já está sabendo. Só falar que é doação ao Fome Zero", informou.