Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

A equipe da Educação Ambiental, departamento ligado a Superintendência de Gestão Ambiental do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), alinhada à missão do órgão, concentra sua atuação no desenvolvimento socioambiental e na sensibilização das comunidades, para a manutenção e conservação do patrimônio natural. Neste sentido, divulgou nessa sexta-feira, 14, o Relatório das Ações realizadas no 1º semestre de 2017.

Desta forma o superintendente de Gestão Ambiental do Naturatins, Natal César de Castro, chama a atenção, destacando que em relação à Educação Ambiental (EA), Licenciamento e Fiscalização, neste semestre a Educação Ambiental teve um avanço muito grande, como no ano passado.

O gestor informou no que se refere às capacitações, o destaque foi para as oficinas de Vigilante Voluntário pelo Meio Ambiente, que para ele é uma forma de buscar ambientalistas e a população para trabalhar em prol as questões ambientais. “De 2016, para o 1º semestre deste o ano, a Educação Ambiental emitiu cerca de duas mil carteiras aos participantes do curso de Vigilantes Voluntários pelo Meio Ambiente”, relatou.

Uma das ações recentes da EA foram às capacitações durante a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), quando foram ministradas oficinas para formar Vigilantes Voluntários pelo Meio Ambiente, com a participação de 70 pessoas.

O Naturatins, através da EA tem parceria com Agência Tocantinense de Saneamento (ATS). Recentemente durante as atividades da Agência, foram realizadas oficinas para formar Vigilantes Voluntários pelo Meio Ambiente, em Sandolândia, Santa Tereza, Crixás, Aurora e Lizarda, com 530 participantes.

O superintendente também lembrou do importante Termo de Cooperação Técnica, entre o Naturatins e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), por meio da Cooperativa de Trabalho, Prestação de Serviços, Assistência Técnica e Extensão Rural (Coopter), sobre a pesca artesanal no Rio Araguaia, nas Colônias de Pescadores de Araguacema e Couto Magalhães.

Segundo Natal César, o Naturatins inicialmente leva a Educação Ambiental junto à população, somente para depois entrar com a parte da punição. Para ele muitas vezes ocorre das pessoas cometerem as infrações por não terem conhecimento da legislação. “Eu acho que é nosso dever fortalecer a Educação Ambiental do Naturatins, no sentido de formar multiplicadores para que essa ramificação se estenda nas escolas, igrejas, sindicatos, movimentos sociais e a comunidade em geral”, considerou.

Protocolo do fogo

Em relação às ações de sensibilização e prevenção aos focos de calor, foram implantados o Protocolo do fogo, em 11 municípios sendo Araguaçu, São Salvador, Araguanã, Piraquê, Wanderlândia, Miracema, Brejinho de Nazaré, Santa Terezinha, Araguaína, Talismã e Nova Olinda. E foram renovados em quatro municípios, sendo Tocantinópolis, Tocantínia, Riachinho e Palmas.

Com o foco de fomentar a coleta seletiva, assim como colaborar na organização de Associações de Catadores de Materiais Recicláveis, nos municípios, foram realizados três Fóruns do Lixo & Cidadania, nas cidades de Miracema do Tocantins, Almas e Rio Sono. Para o 2º semestre está programado a realização deste Fórum, nos municípios de Tocantinópolis, Palmeirópolis, Nova Olinda, São Sebastião do Tocantins, Dois Irmãos e São Bento.

Nestas oficinas com materiais recicláveis são utilizadas garrafas de vinho, long neck, pets, além de potes de vidro com tampas. Haverá ainda capacitações para ensinar a confeccionar sabonete artesanal, nas cidades de Araguacema, Caseara, Palmas, Monte do Carmo, Porto Nacional, Sandolândia, Santa Tereza, Crixás, Aurora e Lizarda. A educação Ambiental também ministrou o Curso de Condutor Local e Visitantes, que teve a participação de 95 pessoas.

Setembro

Com o objetivo de fortalecer ainda mais as medidas da Educação Ambiental no Estado, no próximo mês de setembro o superintendente de Gestão Ambiental do Naturatins, juntamente com duas servidoras da equipe da Educação Ambiental, participará em Balneário Camburiu- SC, do Fórum Nacional de Educação Ambiental.

Para concluir, Natal César de Castro, parabenizou toda a equipe da Educação Ambiental. “Esta equipe não tem medido esforços e sempre tem acatado nossas ideias e colocado em prática este trabalho, que nos deixa orgulhosos”.