Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com o objetivo de aproximar a administração superior dos Membros e Servidores lotados nas unidades do interior do estado, a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE/TO) realiza o programa “Gestão Presente”. Trata-se de uma série de reuniões institucionais onde o defensor público-geral, Murilo da Costa, o superintendente de Defensores Públicos, Fábio Monteiro, e equipe da gestão visitam as regionais da Instituição no interior do Estado e também órgãos de justiça e do Poder Executivo.

O Programa vai conhecer a realidade de cada Defensoria Pública, visando propiciar a melhoria dos espaços físicos e de recursos humanos com foco no cumprimento da missão institucional de assegurar o acesso à Justiça, integral e gratuita aos necessitados, garantindo-lhes cidadania e um atendimento de excelência. Desta forma, serão feitas reuniões com os Servidores, Membros e parceiros da Defensoria Pública do Tocantins com o objetivo de avaliar a gestão, traçar planejamentos e estratégias para melhor desenvolvimento da Instituição. Em cada encontro serão elaborados relatórios com as demandas pertinentes a cada unidade, que serão encaminhadas via gabinete aos setores pertinentes para providências necessárias.

Agenda

A próxima etapa do encontro acontecerá de 17 a 21 de julho, nas regionais da região Norte. A visita na sede da Defensoria Pública em Pedro Afonso será na segunda-feira, às 8 horas. No mesmo dia, a partir das 14 horas, haverá encontro em Colméia. Posteriormente, o grupo segue para Guaraí, Colinas, Arapoema, Ananás, Araguaína, Wanderlândia e Goiatins. No período de 31 de julho a 3 de agosto, o “Gestão Presente” estará nas regionais do Sudeste do Estado.

A primeira etapa do programa aconteceu de 27 a 30 de junho, onde o Defensor Público-Geral visitou algumas diretorias regionais do Bico do Papagaio, nos municípios de Tocantinópolis, Itaguatins, Araguatins, Axixá e Augustinópolis.

Aproximação

De acordo com o defensor público-Geral, o “Gestão Presente” promove o diálogo e a troca de experiências entre as mais diversas áreas da administração e amplia a participação de todos os colaboradores no processo administrativo. “É essencial para a administração ouvir os nossos Membros e Servidores. Quando descentralizamos esse diálogo, a gente amplia as discussões, garantindo mais valorização às regionais”, destacou.

Além das diretorias regionais, estão na agenda visitas nas prefeituras municipais, Fórum e escritórios da Ordem dos Advogados do Brasil no Tocantins. “Iremos também buscar parcerias, aproximando a Defensoria Pública da comunidade local, dinamizando o cumprimento de nossa missão institucional e promovendo uma gestão transparente e participativa, além de conhecer projetos locais”, conclui.

Defensoria Pública

A instituição conta atualmente com 112 defensores públicos e está presente em 42 municípios do Tocantins, organizados em nove Núcleos Regionais, localizados nas cidades de Araguaína, Araguatins, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Palmas, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional, Tocantinópolis e um Núcleo de Representação em Brasília. Seu papel é essencial à democratização da Justiça e à própria função jurisdicional do Estado, sendo também um direito e garantia fundamental ao exercício pleno da cidadania.