Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Pedro Afonso em parceria com a Prefeitura de Rio do Sono realizou, no último domingo, 23, a 1ª Descida de Barco que desbravou as belezas do Rio Sono, em uma aventura que fez um dos roteiros ecológicos mais bonitos do estado do Tocantins, cheio de paisagens naturais paradisíacas. 

O evento, que teve saída da Praia Flor do Jalapão, em Rio Sono, reuniu barcos e lanchas que percorreram aproximadamente 50 km pelas águas do rio que banha os dois municípios. Ao todo, cerca de 60 pessoas fizeram o percurso de seis horas até a Praia Rio Sono, em Pedro Afonso.

A enfermeira Raimunda Neponuceno foi uma das participantes e afirma que pretende realizar o percurso novamente em outras edições. “É uma aventura muito agradável e bonita, que tenham próximas edições e que mais pessoas possam participar”, comenta Raimunda.

Às margens dos rios, pessoas que acampavam em fazendas e balneários que se formaram durante todo o percurso acompanhavam e acenavam para a caravana aquática. Durante a parada para o almoço, realizada na Barra do Lajeado, os participantes puderam se deliciar com banho de cachoeira em um dos lugares mais bonitos de toda a região.

Para o perfeito do município de Rio Sono, Dr. João, o evento proporcionou um intercâmbio positivo entre os visitantes das duas cidades. "A avaliação é muito positiva, pois trouxe uma integração entre as duas cidades, turistas de Pedro Afonso que vieram a Rio Sono e também daqui do município que desceram e foram até Pedro Afonso”, afirmou.

Ainda segundo o gestor, outra característica relevante da decida de barco foi apresentar aos participantes o potencial turístico da região. “Pudemos mostrar toda a natureza, apresentar o potencial turístico que pode ser explorado as margens do Rio Sono e tudo isso realizado com a parceria entre os municípios de Pedro Afonso e Rio Sono”, completou.

Já o prefeito Jairo Mariano ressaltou que a experiência pode proporcionar uma integração entre os municípios vizinhos, além de garantir mais uma possibilidade de atração eco turística para a região. “É um evento muito bonito, que leva as pessoas a terem esse contato mais próximo com a natureza. Temos em nossa região paisagens lindas que devem ser reconhecidas e através dessa parceria damos um passo para tornar o turismo ecológica um destaque em nossa região”, afirmou.

Toda a descida de barco, que se encerrou na Praia Rio Sono, em Pedro Afonso, foi acompanhada pela equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins. Os turistas que visitaram a praia durante o domingo ainda prestigiaram o show do cantor de vaquejada Mano Walter.