Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Na manhã desta quarta-feira, 26, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e a Polícia Militar do Estado do Tocantins (PMTO) ampliaram a vigência da Cooperação Técnica nº 03/2015, mantida entre os órgão, nas execução de operações de fiscalização ambiental, em todo o Estado.

Reunidos na sede do Naturatins, o presidente do Instituto, Herbert Brito Barros (Buti) e o comandante Geral da Polícia Militar do Tocantins, Cel. QOPM Glauber de Oliveira Santos, assinaram 1º Termo Aditivo dessa parceria, que mantém em vigor, a integração das equipes nas ações de proteção ambiental, até julho de 2019.

Durante a reunião, o presidente do Naturatins destacou o fortalecimento da parceria, com o uso das tecnologias e das ferramentas das equipes de inteligência no planejamento das operações, para otimizar a aplicação de recursos e o alcance de resultados. "É um momento extremamente importante, o reforço da parceria e integração entre o Naturatins e a Polícia Militar, por meio do seu Batalhão da Polícia Ambiental, onde aplicamos recursos para, em parceria, realizarmos ações conjuntas, que buscam, cada vez mais, a preservação, o respeito ao meio ambiente e à legislação ambiental, com a integração da sociedade. Vamos concentrar esforços em ações melhor planejadas, melhor efetivadas, para obtermos melhores resultados e contribuir para o desenvolvimento do Estado, com sustentabilidade", afirmou Herbert Brito.

O comandante Geral da Polícia Militar do Estado reiterou o compromisso com as ações ambientais e a parceria com o Instituto. "Nós vamos ter condições de ampliar a nossa capacidade de fiscalização, reforçar a parceria que nós temos com o órgão ambiental e a integração dos órgãos. Isso é a orientação do Governador Marcelo Miranda, que a gente busque essas parcerias, a integração. Vamos ter, também, condições de ampliar as ações de educação ambiental. A Polícia Militar é uma instituição parceira de todas as ações positivas do Estado do Tocantins", enfatizou o Cel QOPM Glauber de Oliveira.

O que mudou

Esta é uma das cooperações técnicas vigentes entre o Naturatins e a Polícia Militar. O Termo Aditivo assinado ampliam o foco no planejamento e execução conjunta das ações de fiscalização que tem o objetivo de coibir atividades predatórias, como, caça, pesca, tráfico de animais silvestres, extração mineral, comercialização, transporte de produtos e subprodutos florestais. Essas atividades permanecem podendo ser realizadas somente por policiais do BPMA ou em conjunto com fiscais do Naturatins, tendo a coordenação das operações definida durante o planejamento.

Composição da Mesa

Acompanharam o momento da assinatura, o presidente do Instituto de Previdência do Tocantins, Jacques Silva, o subcomandante do Batalhão da Polícia Militar Ambiental, QOPM Major J. Alves, o vice-presidente do Naturatins, Edson Cabral, o superintende de Gestão Ambiental do Instituto, Natal César Castro, o diretor de Proteção e Qualidade Ambiental, Aldaires Rodrigues Pacheco  e o diretor de Administração e Finanças, João Ricardo.