Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Os dados coletados pela sonda são: oxigênio dissolvido, condutividade, pH, turbidez, temperatura do ar e da água

Os dados coletados pela sonda são: oxigênio dissolvido, condutividade, pH, turbidez, temperatura do ar e da água Foto: Fernando Alves

Foto: Fernando Alves Os dados coletados pela sonda são: oxigênio dissolvido, condutividade, pH, turbidez, temperatura do ar e da água Os dados coletados pela sonda são: oxigênio dissolvido, condutividade, pH, turbidez, temperatura do ar e da água

Para realizar a gestão sistemática dos recursos hídricos, por meio da divulgação de dados sobre a qualidade das águas superficiais das bacias hidrográficas do Tocantins, técnicos da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) iniciaram nesta segunda, 31, a 3ª Campanha do Programa de Estímulo à Divulgação de Dados da Qualidade da Água (QualiÁgua). O monitoramento terá como foco a vazão do Rio Formoso, nos municípios de Lagoa da Confusão e Formoso do Araguaia.

A ação iniciada no começo do ano tem com meta percorrer 30 pontos específicos dos corpos hídricos do Estado. Ao todo, 25 cidades tocantinenses receberão a equipe técnica, são eles: Lagoa da Confusão; Formoso do Araguaia; Aparecida do Rio Negro; Novo Acordo; Mateiros; Itaguatins; Araguatins;  Xambioá; Araguacema; Araguaína ; Couto Magalhães;  Araguanã; Caseara  Goiatins;  Itapiratins;  Pedro Afonso ; Miracema do Tocantins; Paranã; Gurupi; Natividade; Porto Nacional; Aurora do Tocantins; Conceição do Tocantins; Taipas e Dianópolis.

O diretor de Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos da Semarh, Aldo Azevedo, informou que a 3ª Campanha do QualiÁgua será executada até o próximo dia 3 no município de Lagoa da Confusão. A coleta de dados segue os parâmetros de qualidade de água. Os parâmetros mínimos a serem coletados, conforme explica o diretor, pela sonda multiparâmetros são: oxigênio dissolvido, condutividade, pH, turbidez, temperatura do ar e da água.

O projeto será desenvolvido em cinco anos, via convênio firmado com a Agência Nacional das Águas (ANA), no valor de R$ 1,16 milhão. O repasse para a Semarh será feito duas vezes a cada 12 meses, como premiação pelo cumprimento das metas de monitoramento e divulgação de dados de qualidade da água. O acordo tem vigência de 60 meses, ou seja, encerra-se em 12 de dezembro de 2021.