Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

A olimpíada promove mais estudos e aprendizagens para os alunos

A olimpíada promove mais estudos e aprendizagens para os alunos Foto: Elias Oliveira

Foto: Elias Oliveira A olimpíada promove mais estudos e aprendizagens para os alunos A olimpíada promove mais estudos e aprendizagens para os alunos

As inscrições para credenciamento de instituições de ensino para a Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) estarão abertas até o dia 17 de agosto. As unidades escolares poderão se inscrever no endereço www.obfep.org.br.  Poderão participar das competições, estudantes matriculados no 9º ano do ensino fundamental, na 1ª e 2ª série do ensino médio e alunos da Educação de Jovens e Adultos, a partir do 2º segmento.

As escolas deverão definir um professor coordenador que será responsável pela formação das turmas, da aplicação das provas da primeira fase, pela divulgação das informações sobre a prova e por orientar os estudantes.

A primeira prova será realizada nas escolas credenciadas. Os estudantes que atingirem a nota mínima estipulada pela comissão organizadora da OBFEP serão classificados para participarem da segunda fase das provas, marcada para ser realizada no dia 21 de outubro, nos Centros de Aplicações.

Os alunos que alcançarem as melhores notas receberão medalhas de bronze, de prata, de ouro. Também haverá premiação para professores.

A Olimpíada é uma realização do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, através do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e constitui um programa da Sociedade Brasileira de Física (SBF).

O objetivo é despertar o interesse dos alunos pelo ensino da física e das ciências, identificar estudantes talentosos e contribuir com a melhoria da educação pública.

Já estão credenciadas para participarem da olimpíada: o Centro de Ensino Médio Dr. Aluísio da Silva Luz, de Araguaína; a Escola Estadual Antônio Delfino Guimarães, de Arapoema; o Colégio Estadual José de Souza Porto, de Darcinópolis e Escola Estadual Frederico Pedreira, de Palmas.