Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação A operação foi definida em audiência realizada na tarde desta segunda-feira, em Brasília A operação foi definida em audiência realizada na tarde desta segunda-feira, em Brasília

Nesta terça-feira, 19, a governadora em exercício Cláudia Lelis receberá o ministro interino do Meio Ambiente, Marcelo Cruz, para o início de uma operação conjunta entre o Estado e a União, visando o combate às queimadas no Tocantins. A recepção ocorrerá na sala de situação da Defesa Civil às 8 horas e, em seguida, as autoridades irão à Ponte Alta visitar áreas afetadas e realizar o lançamento da força tarefa. 

A operação foi definida em audiência realizada na tarde desta segunda-feira, 18, em Brasília, na qual a governadora apresentou a proposta e defendeu a urgência dessa operação. O diretor substituto do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Luciano Evaristo, também estava presente para formalizar o envolvimento do órgão com a ação. 

“É a primeira vez que um Estado faz uma parceria com o Ibama para o combate às queimadas. O Tocantins sai na frente com essa proposta e dá um passo imenso na solução desse problema”, destacou a governadora. A operação contará com duas aeronaves para o combate aéreo, toda a brigada do Governo do Estado e a brigada disponibilizada pelo Ibama.

A força tarefa foi um pedido da governadora ao Ministério para reduzir, em caráter de urgência, os focos de incêndio no Estado. “Acordamos uma ação conjunta para o combate às queimadas, não apenas neste ano, mas a partir de agora haverá uma parceria permanente para reduzirmos esse problema que tem causado danos irreparáveis ao meio ambiente e à saúde da população”, destacou Lelis.

Parceiros

Os órgãos estaduais que se uniram para atuar na força-tarefa e atingir o maior número de pessoas são: Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh); Corpo de Bombeiros do Tocantins, por meio da Defesa Civil Estadual; Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins); Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA); Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins); Agência de Defesa Agropecuária (Adapec); Instituto de Terras do Tocantins (Itertins); a Secretaria de Estado da Segurança Pública, por meio da Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema); além do apoio do Exército Brasileiro e do Ibama. (Atualizada às 21h)