Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

A 11ª edição da Tropeada da Integração Nossa Senhora Aparecida, vai percorrer 187 km, em 11 dias, de 1º a 12 de outubro, num trajeto entre os municípios de Couto Magalhães/TO e Araguaína/TO. O Sindicato Rural de Araguaína acompanhará todo o evento. 

Este ano os tropeiros homenageados são os pecuaristas Bill Renato Barsh e Ronan Araújo Filho. A 10ª Edição da Tropeada fará sua concentração no dia 30 de setembro, na Fazenda Gato Preto, no município de Couto Magalhães. A partir daí, serão 11 dias de marcha até os portões do Sindicato Rural de Araguaína, no dia 11 de outubro (veja a relação de pousos, abaixo). 

No dia 12 acontece o tradicional encerramento com a Queima do Alho, no Parque de Exposições Dair José Lourenço.

Resgate histórico 

As tropeadas fazem um importante resgate histórico da época da exploração do Brasil colonial, num tempo em que as riquezas do País (ouro, cana, café, etc.) eram transportadas no lombo de animais como o burro e o cavalo. Para a história do Tocantins, as comitivas tiveram papel fundamental ao desbravar regiões inóspitas do então norte de Goiás, até a segunda primeira metade do século XX. Os tropeiros, além de conduzir os animais e as cargas, eram também habilidosos comerciantes, o que fazia daqueles homens empreendedores com visão de mercado, destemidos e determinados. A natureza comercial e pacífica das comitivas criava laços de amizades entre seus integrantes e suas rotas e pousos, no norte tocantinense estão, com certeza, na raiz da criação muitos de nossos importantes municípios.

O resgate histórico é, portanto, o principal mote ao se falar em Tropeada da Integração NSA. Os tropeiros do século XXI são unânimes em destacar aspectos como a tradição, mas sem deixar de lado a paixão pela vida rural, o fortalecimento dos laços de amizades que unem famílias há décadas e os ensinamentos para as novas gerações.

XI Tropeada da Integração Nossa Senhora Aparecida

DIA

Proprietário

Fazenda

Município

DE:

30/set

Marcos Moura

Gato Preto

Couto Magalhães

01/out

Zinho (Master Boi)

Paraíso

Joarina

02/out

Vigílio Veloso Freire

Jatobá

Bernardo Sayão

03/out

Luiz César Castrovieijo (César Da Embale)

Ana Maria

Bernardo Sayão

04/out

Donizetti Aparecido Coutinho

Faz. União

Bernardo Sayão

05/out

Sigmar Luis Vinhal

Sede Velha

Arapoema

06/out

Julho César de Oliveira

Som do Berrante

Araguaína

07/out

Amadeu Alves Moreira

Santa Teresinha

Araguaína

08/out

José Eulipdes Montes

Estreila do Norte

Araguominas

09/out

Walter Açougue Paulista

Chave de Ouro

Araguominas

10/out

Eduardo Neto

São Luis

Araguaína

11/out

Sindicato Rural de Araguaína

-

Araguaína

12/out

Encerramento - Queima do Alho

-

Araguaína