Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Acompanhando o presidente da Unirg, Thiago Benfica, a deputada federal Josi Nunes (PMDB/TO) participou na quinta-feira, 05, de audiência com a assessoria jurídica do Ministério da Educação (MEC) e com o secretário de Educação Superior, Paulo Barone, para tratar sobre a viabilidade de recursos para o Centro Universitário Unirg.

A parlamentar explica que em maio deste ano esteve em uma reunião com o Ministro da Educação, Mendonça Filho, juntamente com o ex- Presidente da Unirg,  Sávio Barbalho, a reitora Lady Sakay e o presidente da APUG Gil Correia para tratar sobre a situação da instituição. “Naquela época, o Ministério ficou de estudar a situação da Unirg, pois o fato da instituição  cobrar mensalidade, no entendimento do Mec ela é considerada  é privada e por isso, não pode receber recursos federal. Eu coloquei um recurso no ano passado de R$ 3 milhões de reais. Embora o este recurso esteja contingenciado e mesmo que não que  não estivesse, a Unirg não poderia receber  porque o ministério não sanou esta dúvida”, explicou.

Ainda de acordo com a deputada, na audiência de quinta-feira a equipe jurídica demonstrou outro entendimento. “Na reunião de hoje, a equipe do MEC que participou da reunião demostrou um entendimento diferente no sentido de que a instituição pode ser considerada  pública e assim,  receber recurso federal . Essa equipe ficou de conversar com o Ministro Mendonça e também, com a  equipe de orçamento. Ficaram de nos dar  uma resposta que espero ser positiva. Nós estamos lutando para que as nossas emendas possam ser aprovadas, liberadas e que desta forma, a Unirg  possa fazer obras  importantes”, completou.

Avaliando positivamente a reunião, o presidente da Unirg, Thiago Benfica, demonstrou confiança para a solução deste impasse. “A reunião foi muito positiva. É um pleito antigo da nossa fundação ter essa natureza para  poder obter recursos federais. Foi muito importante a interseção da deputada Josi  neste sentindo. Nós estamos confiantes que o Ministério da Educação vai viabilizar para que a nossa  Unirg  angarie esses recursos  que serão usados em prol da instituição e do centro universitário. Gurupi precisa , a região precisa, o Tocantins precisa”, reforçou.