Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Tanno Macedo

O projeto social Beleza Brasil, idealizado e desenvolvido pelo fotógrafo Tanno Macedo, tem ajudado jovens e adolescentes a superarem o preconceito. Voltado para mulheres negras e/ou manequim plus size, a iniciativa tem como objetivo mostrar a beleza e a essência feminina independente de cor, forma do corpo ou cabelo. Nessa quinta-feira,12, o fotógrafo buscou parcerias com um salão de beleza e loja feminina e realizou o segundo ensaio fotográfico das manequins com cabelos afro - o primeiro ocorreu em agosto deste ano, ambos em Palmas.

Casado com Cristiane Oliveira, o fotógrafo contou que a iniciativa surgiu diante das situações que já tiveram que enfrentar por sua esposa ser negra. A proposta, segundo o idealizador, é mobilizar as pessoas sobre as diferenças, e ajudar meninas e mulheres a verem em si mesmas a sua beleza. “Essas fotos são uma prévia de uma intenção maior. Já estamos trabalhando e buscando parcerias para promover um desfile em novembro, em referência ao Dia da Consciência Negra [20 de novembro]”, contou o fotógrafo.

A jovem Aryadne Vitória, 14 anos, é uma das modelo do Projeto, que além de participar, leva a ideia para frente, convidando outras meninas a fazerem parte do registro fotográfico. “Já sofri por preconceito, por ser negra e de cabelo afro, e o projeto tem me ajudado a melhorar minha autoestima e aceitação como sou. As atitudes de preconceito não me afetam mais, não me prejudicam em ver quem eu sou”, disse.

Convidada por Aryadne, a acadêmica de Direito, Luciana Lopes, 24 anos, contou que o projeto foi muito importante para sua autoestima. “Passei a ter uma melhor aceitação de mim mesma, hoje me vejo com mais personalidade, passei a amar meus cabelos cacheados, deixei de lado o rótulo de que cabelo cacheado é ‘cabelo ruim’, assumi a minha beleza natural’, disse.

Também participam do projeto: Amanda Calixto, Vitória Lancaster, Radmila Ayres, Vitória Fernandes; Thays França, Ryanne Souza e Francisca Oriane.

Parceiros do Projeto:  salão Ágape, especialista em cabelos cacheados; Edy Make e Shêmesh Modas.