Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Márcio Vieira

Professores efetivos da rede estadual de educação participam neste domingo, 15, da prova objetiva, da primeira etapa do processo seletivo para a função pública de Diretor de Unidade Escolar da rede estadual de ensino. Nos 13 municípios sedes das Diretorias Regionais de Educação (DREs), os portões foram abertos às 7h e fechados às 8h10, conforme divulgado no Edital. A seleção, que acontecerá em quatro etapas objetiva valorizar o servidor efetivo, com foco nos profissionais com melhor perfil para o exercício da função.

A prova de múltipla escolha terá quatro horas de duração, de caráter classificatório e eliminatório, aborda conhecimentos específicos sendo 10 administrativas, 10 financeiras, 10 sobre a legislação vigente e 10 pedagógicas. Serão classificados os candidatos que obtiverem pontuação igual ou superior a 70 (setenta) para a segunda etapa.  A avaliação acontece Palmas, Araguaína, Gurupi, Araguatins, Colinas do Tocantins, Arraias, Dianópolis, Guaraí, Miracema, Paraíso do Tocantins, Pedro Afonso, Porto Nacional e Tocantinópolis.

Supervisor responsável da Comissão Permanente de Seleção (Copese) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), José Inácio dos Santos, explicou que a instituição trabalha com uma comissão de professores das diversas áreas que são responsáveis pela elaboração da prova. “Fica designado a cada professor a elaboração de um número determinado de questões sobre a disciplina, no entanto não é divulgado a ele em qual processo seletivo será utilizado suas questões, ou quantas. A medida adotada busca transparência, sigilo e legitimidade a seleção”, disse. A Copese foi contratada pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), para a elaboração da prova objetiva.  

Com larga experiência de trabalhos desenvolvidos em concursos, Liliane Pereira Lima Coelho atua neste domingo como chefe de fiscalização. Em Palmas, o certamente acontece no Centro de Ensino Médio Tiradentes. “A equipe foi dividida da seguinte forma: dois fiscais em cada sala de aula, dois fiscais volantes, responsáveis por acompanhar os candidatos para locomoção, um fiscal de amamentação, um porteiro, um auxiliar de serviços gerais. Além da equipe de apoio técnico, as enfermeiras Cesleste Moreira Borbosa e Damarys Curcino dão suporte na área da saúde”, frisou.

Servidora efetiva da Educação desde 2010, a professora Rosemary Aparecida Tessarin Tinoco, concorre a vaga na escola estadual vale do Sol. Professora Rose Tessarin disse que realizou a inscrição no último dia. “Hoje trabalho na Escola Estadual Duque de Caxias, unidade de Taquaruçu, e já atuei como gestora da escola de 2004 a 2008, e também de 2012 a 2014. Acredito possuir as habilidades técnicas para o cargo, tenho experiência na área, e me sinto capacitada para aliar o pedagógico ao administrativo”.

Rosemary não divulgou a linha do seu plano de Gestão Escolar, mas disse que já está em processo de construção. A professora concorre à vaga na unidade Vale do Sol. Ela explicou que a escolha da unidade se deve às questões de localização a sua residência. Sobre a seleção dos diretores, Rosemary salientou que “trata-se de um processo que ela considera justo, pois  selecionará profissionais com maiores habilidades para os cargos”.  Quatro professores concorrem à vaga para a função de diretor na Escola Estadual Vale do Sol.

Marcos Rezende, presidente da Comissão Estadual Organizadora do Processo Seletivo esteve na manhã deste domingo no CEM Tiradentes. O presidente acompanha o andamento da seleção que acontece nos 13 municípios. “Até o momento tudo ocorre conforme cronograma. Agora vamos aguardar a finalização da prova para que a Copese divulgue número de candidatos que realizaram o certame e o número de abstenções para iniciarmos a próxima etapa”, destacou.

Candidatos

A unidade divulgará nesta segunda-feira, o gabarito preliminar, o número de candidatos que realizaram as provas e abstenções.