Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

A reitora do Centro Universitário UnirG, Drª Lady Sakay, e o presidente da Fundação UnirG, Thiago Benfica, estiveram reunidos nesta quarta-feira, 1] de novembro, com a prefeita de São Felix do Araguaia (MT), Janailza Taveira Leite e o secretário de Administração e Finanças, Wenes Pereira Leite. O encontro ocorreu no centro administrativo da Instituição.

Segundo Janailza, o objetivo da visita é levar uma extensão da UnirG para o município mato-grossense. Ela disse que a cidade está situada numa região que é um polo do agronegócio, distante dos grandes centros, e com isso, a cidade está perdendo sua população para outros municípios. “A maioria dos estudantes vai para outras regiões em busca de formação e acaba não retornando. Com a instalação de uma Instituição de Ensino Superior, além de ganharmos a permanência dos moradores, atrairia também a população vizinha”, disse.

A prefeita disse ainda que “além disso, geraria renda com a oferta de estágios remunerados para os estudantes que têm dificuldades de conseguir exercitar o aprendizado em outras cidades.  A distância até a capital é de 1.150km, a cidade mais próxima que oferta formação superior está há 700km e Gurupi está localizada a pouco mais de 175 km”.

A aproximação entre os dois municípios ocorreu por meio dos turistas que participam da travessia da Ilha do Bananal com aventuras do ciclismo e do hally. “Temos muito apresso pelos gurupienses que estão sempre conosco. Numa conversa com Benfica, quando esteve lá, tivemos curiosidade e interesse de conhecer a UnirG com intuito de firmar a parceria. Se isso se concretizar vai ser um avanço muito grande para nossa região, que tem várias empresas situadas movidas pelo agronegócio, porém falta ainda mão-de-obra qualificada”, completou a prefeita.

São Felix tem mais de 13 mil habitantes e um raio de mais de 400 km de extensão. “Estou bastante motivada e irei aguardar a visita de uma equipe da UnirG para apresentar a Instituição para a população. Os gestores me deixaram com bastante esperança de tornar a ideia em realidade”.

Segundo Lady Sakay, a “UnirG tem interesse em expandir, mas só poderemos fazer isso quando formos Universidade. Estamos trabalhando nesse sentido e podemos fazer parcerias e estudos que viabilizam esse crescimento levando o ensino superior presencial de qualidade para outras cidades”, relatou.

Para o presidente, a visita dos representantes foi importante e proveitosa por possibilitar aproximação entre as duas regiões. “Vamos encaminhar, se possível ainda esse ano, uma equipe técnica para verificar in loco essa viabilidade. Para a concretização temos que nos transformar em Universidade, já estamos caminhando para que ocorra essa mudança. Há um interesse comum em manter esse projeto e vamos analisar para efetivar esse estudo. Estamos falando em uma das regiões mais produtivas do país que tem um potencial econômico muito grande”, finalizou Thiago Benfica.

Essa é a segunda vez este ano que a UnirG recebe representantes de outros Estados com intuito de instalar um polo de Ensino Superior no Município. Em junho, o Secretário de Educação de Parauapebas (PA), Raimundo de Oliveira Neto, também visitou a UnirG.