Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Foto: Marcos Filho

Comunidade e representantes de órgãos municipais estiveram reunidos em audiências públicas para a elaboração de propostas do Plano Plurianual (PPA) 2018-2021 de Araguaína. Durante os encontros, ocorridos nos dias 27, 30 e 31 de outubro, várias propostas foram apresentadas para diversas áreas importantes da gestão pública, como Saúde, Educação e Assistência Social, para os próximos quatro anos. O plano será encaminhado para aprovação na Câmara de Vereadores e, depois, transformado em lei.

Entre as propostas apresentadas à Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Habitação pode-se destacar: melhoramento, ampliação e criação de novos conselhos e fortalecimento de políticas de combate às drogas.   

Dentre as principais ações discutidas da área da saúde, como prioridades para os quatro anos são: construção e reforma de unidades básicas de saúde, abertura do Centro Especializado em Reabilitação (CER), construção de sede própria do Hospital Municipal, entrega dos dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica e aquisição de equipamentos e insumos.

Para a Secretaria da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, as propostas da comunidade vêm de encontro com o planejamento do Município, como por exemplo a construção de uma creche no Setor Universitário. O anúncio da inauguração da Escola de Artes, que será ainda mês, foi feito também dentro do PPA.

A Secretaria da Infraestrutura continuará com vários projetos nos próximos quatro anos, entre eles a execução de várias obras, como pavimentação e drenagem em setores, no Projeto de Saneamento Integrado Águas de Araguaína. A comunidade elogiou o desenvolvimento da cidade, com as obras já executadas.

Cidade em desenvolvimento

Durante as audiências, a Secretaria da Fazenda apresentou a arrecadação do Município e a aplicação dos recursos, bem como dados estatísticos sobre a cidade no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) e em outros indicadores socioeconômicos.

Atualmente, Araguaína ocupa a 455ª posição, entre os mais de cinco mil municípios do País avaliados pela Firjan, posição conquistada pelo alto percentual de investimento em setores como saúde e educação.

Plano Plurianual

O PPA é o plano governamental que define todas as políticas públicas a serem desenvolvidas pelo Governo Municipal. É a partir dele que são definidas as diretrizes orçamentárias para o exercício financeiro de cada ano.

O plano é elaborado com base nos compromissos firmados na eleição, nas propostas de cada órgão municipal e nas sugestões da comunidade, ficando estabelecidas as prioridades e as metas da administração pública municipal no período de quatro anos.