Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Considerado o maior projeto de engenharia em andamento no Tocantins, a Via Lago está com inauguração marcada para terça-feira, 14, dia em que se comemora o aniversário de Araguaína. Dentre os grandes apoiadores e incentivadores do projeto está o deputado federal César Halum (PRB-TO) que destinou R$ 11,8 milhões para a obra, quantia que já foi liberada.

“Tenho a sensação de dever cumprido, pois desde 2014 luto por esse projeto que tem dupla finalidade. A primeira é o embelezamento de Araguaína, dar mais opções de lazer à população. Mas a outra é a integração da cidade: estamos ligando o centro da cidade à parte sul”, afirmou Halum que também exaltou atuação da prefeitura municipal pelo empenho e contrapartida financeira. “O prefeito Ronaldo Dimas foi brilhante na execução dessa obra, soube usar os recursos de maneira responsável e em prol do melhor resultado”.

Na última quinta-feira, em uma sessão solene promovida pela Assembleia Legislativa em homenagem aos 59 anos de Araguaína, Halum externou que independente de apoios em eleições passadas, hoje, os representantes políticos fazem um pacto pelo município. “Existem conflitos de interesses, mas estamos trabalhando em prol de um bem comum, nossa cidade. Araguaína tem colhido os frutos desse trabalho”, pontuou.

Ainda na sessão, Halum foi lembrado nos discursos, como foi o caso do proferido pelo deputado estadual Jorge Frederico que ressaltou a importância do republicano no projeto da Via Lago. “Dai a César o que é de César. Parabéns ao deputado Halum pelo brilhante trabalho e esforço. Se não fosse por ele a Via Lago não seria uma realidade para todos os araguainenses”, ressaltou.

Via Lago

A Via Lago disponibilizará de área de lazer, esportes e mobilidade urbana na região sul da cidade. A obra tem 1,56 km de extensão, começando no fim da Marginal Neblina (no cruzamento com a Avenida Filadélfia) seguindo até os setores Lago Azul, Cidade Nova e Nova Morada, com duas pistas duplas, ciclovia e calçamento para pedestres. No final da avenida uma ponte interligará o centro de Araguaína ao aeroporto, à BR-153 e às mais de 5 mil unidades habitacionais construídas.