Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Abdon Barbosa

Foi realizado, na tarde dessa segunda-feira, 4, o lançamento oficial do Pré-Olímpico Nacional de Karatê, que acontecerá nos dias 8 e 9 de dezembro, no ginásio poliesportivo do Centro Universitário ITPAC, em Araguaína/TO. Atletas de todo o País participarão do evento, que classificará atletas para representar o Brasil nos campeonatos Sul-Americano e Pan-Americano 2018, além de integrar o ranking especial que definirá o representante do país no campeonato mundial em 2018.

O karatê foi recentemente incluído como modalidade olímpica para as Olimpíadas de Tóquio, em 2020. No Pré-Olímpico, 280 atletas de todos os estados brasileiros disputam nas categorias Kata e Kumite, nas modalidades masculina e feminina.

A solenidade de lançamento do Pré-Olímpico contou com a presença do prefeito Ronaldo Dimas, do vice-presidente da Confederação Brasileira de Karatê (CBK), Hermes Queiroz, do vice-prefeito, Fraudneis Fiomare, do secretário municipal de educação, Jocirley Oliveira, do presidente do Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável, Tiago Dimas, e do secretário chefe de gabinete, Wagner Rodrigues.

Após a solenidade de lançamento, as crianças assistidas pelo projeto “O Karatê, como ele é, na escola e para todos” participaram da primeira clínica de karatê, evento de demonstração, que visa aproximar as crianças do esporte, por meio da interação entre os pequenos e os atletas profissionais.

Por meio do projeto, realizado nas escolas municipais, mais de 300 crianças e adolescentes, moradoras dos setores Céu Azul e Lago Azul 1, 3 e 4, têm a oportunidade de desenvolvimento educacional e social. “Eu não tenho dúvidas que pelo investimento que vocês têm no esporte, Araguaína será um celeiro de campeões, não só no tatame, campeões na vida, na formação de cidadãos”, afirmou Hermes Queiroz.

As clínicas continuarão acontecendo no decorrer da semana, até a manhã da próxima quinta-feira, 7, em escolas das redes públicas estadual e municipal, conforme o cronograma abaixo. Na tarde do dia 7, a partir das 14 horas, no ginásio do Centro Universitário ITPAC, tem início a pesagem dos atletas e às 17 horas haverá o congresso técnico e reunião com os árbitros.

Programação clínicas de karatê
 
Dia 5 (terça-feira)
 
7h30 às 9h - Escola Municipal Willian Castelo Branco – Setor Sonhos Dourados;
 
9h30 às 11h - Escola Estadual Ademar Vicente Ferreira – Bairro JK;
 
13h30 às 15h - Escola Manoel Lira – Setor Nova Araguaína;
 
15h30 às 17 - Escola Municipal Joaquim Sabino – Setor Lago Azul.
 
Dia 6 (quarta-feira)
 
7h30 às 9h - Escola Municipal Francisco Bueno de Freitas – Setor Maracanã;
 
9h30 às 11h - Escola Municipal Luís Gonzaga – Setor Costa Esmeralda;
 
13h30 às 15h - Escola Municipal César Belmiro – Setor Tereza Hilário;
 
15h30 às 17h - Escola Municipal Tereza Hilário – Setor Raizal;
 
Dia 7 (quinta-feira)
 
7h30 às 9h - Escola Estadual Modelo - Centro;
 
9h30 às 11h - Escola Municipal Casemiro F. Soares – Setor Urbano.