Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Fernando Alves

Foto: Fernando Alves

A equipe de Hidrometeorologia da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) percorre nesta semana quatro municípios da região sudeste do Tocantins realizando o monitoramento quantitativo de corpos hídricos. O trabalho foi iniciado na segunda-feira, 11, e segue até sexta-feira, 15, e os municípios visitados são Aurora do Tocantins, Conceição do Tocantins, Dianópolis e Taipas.

O trabalho compreende a realização da medição de chuva, nível e vazão além da vistoria, manutenção e coleta de dados das estações telemétricas da rede de adensamento do Tocantins. A medição é realizada pelas Plataformas de Coleta de Dados (PCD’s) instaladas em pontos estratégicos das bacias hidrográficas do estado, que fornecem dados de alta precisão enviados via satélite para a Sala de Situação da Semarh e para a Agência Nacional das Águas (ANA).

Primeiro lugar

O Tocantins foi destaque nacional este ano com a divulgação pela ANA de ranking que colocou o estado em primeiro lugar, com nota de 97,1% de desempenho no monitoramento de chuva, vazão e nível de reservatórios por meio das Plataformas de Coleta de Dados (PCD’s). A média é a maior do país e representa o período de doze meses entre outubro de 2016 e setembro de 2017.