Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Arroz é o terceiro grão mais produzido no Tocantins, ficando com 14,4% da produção

Arroz é o terceiro grão mais produzido no Tocantins, ficando com 14,4% da produção Foto: Juliano Ribeiro

Foto: Juliano Ribeiro Arroz é o terceiro grão mais produzido no Tocantins, ficando com 14,4% da produção Arroz é o terceiro grão mais produzido no Tocantins, ficando com 14,4% da produção

Acontece nesta quinta-feira, dia 15, a abertura oficial da colheita de grãos no Tocantins (safra 2017/2018.) O evento será realizado na Fazenda Bacaba, próximo à Marianópolis a partir das 8h com a presença do governador Marcelo Miranda, do secretário da agricultura, Clemente Barros e ainda produtores de grãos de toda a região.

Na abertura os produtores vão assistir a palestras da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa,) Valor Logística Integrada (VLI,) e outras empresas.

De acordo com o levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab,) o Tocantins deverá colher mais de 4,4 milhões de toneladas de grãos em 1,4 milhão de hectares.

O carro-chefe é a soja que representa 63,4% da produção total de grãos do estado. Em seguida vem o milho, com 19,6%, e o arroz em terceiro lugar, com 14,4%.

Safra Recorde

O Tocantins exportou em 2017 mais de 2,3 milhões de toneladas e movimentou mais de 809 milhões de dólares em grãos. A soja foi responsável por mais de 79% das exportações.

Para o secretário da agricultura, Clemente Barros, o Tocantins tem contrariado o cenário nacional da produção de grãos que é de queda para este ano em todo o país. “Quanto à produção, diferentemente da previsão nacional de que a produção de grãos deve cair esse ano, nossa expectativa é que ainda podemos ultrapassar os números da safra anterior.” Declarou.

Confira a Programação

9h30 – Pesquisa e inovação tecnológica no aumento da Produtividade da soja no Estado do Tocantins – Embrapa.

10h – Mercado da Soja “Estratégias profissionais e planos de comercialização para a garantia de rentabilidade – Agrofinanceira”.

10h30 – Logística como viabilizadora do agronegócio no Tocantins – VLI.