Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

O Rio Araguaia está cerca de 3 metros acima do nível normal na região

O Rio Araguaia está cerca de 3 metros acima do nível normal na região Foto: Subtenente Greyk

Foto: Subtenente Greyk O Rio Araguaia está cerca de 3 metros acima do nível normal na região O Rio Araguaia está cerca de 3 metros acima do nível normal na região

A equipe do Corpo de Bombeiros encontrou o cadáver do jovem Sérgio Gomes de Farias, de 17 anos, que desapareceu nesta última quinta-feira, 15, no Rio Araguaia, no município de Pau D’arco, a 400 km de Palmas, no norte do Estado. A informação é do capitão Lázaro Nogueira, do Corpo de Bombeiros de Colinas do Tocantins.

A equipe de resgate realizou buscas de superfície e submersas em um perímetro de 800 a 1000 metros do local onde o rapaz desapareceu.

O adolescente brincava com outros colegas em um balanço improvisado em um flutuante que fica ancorado no rio. A brincadeira consistia em saltar do balanço na água. Em um dos pulos Sérgio afundou e não voltou à superfície. O caso aconteceu por volta das 11h20 desta quinta-feira.

O Rio Araguaia está cerca de 3 metros acima do nível normal na região, com fortes correntezas e a água barrenta, o que dificultou as buscas.

Alerta

A Defesa Civil estadual mantém o alerta de atenção para toda o Estado do Tocantins por causa do grande volume de chuvas na região. Segundo o diretor executivo, Major Diógenes Madeira, os dois principais rios do estado, Araguaia e Tocantins estão com volume de água acima do normal e é necessário atenção principalmente com as comunidades ribeirinhas.

A situação mais crítica é no município de Pium onde os rios da região subiram tanto que chegaram a desalojar famílias que moram na zona rural. Segundo a defesa civil, no último dia 9, choveu o equivalente a 103 milímetros na região, volume que era esperado para um mês inteiro.

O prefeito Valdemir Barros decretou situação de emergência. As famílias estão sendo socorridas por equipes da defesa civil e prefeitura. Não há informação do número de desalojados,  mas não foram registradas mortes.

Previsão

Segundo o Núcleo Estadual de Meteorologia e Recursos Hídricos as condições do tempo tendem a favorecer as chuvas que devem continuar até terça-feira. A quantidade de chuvas já superou as médias históricas nos municípios de Pium, Lagoa da Confusão, Araguaçu e Gurupi, somente no início do mês de fevereiro.