Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Polícia Militar prendeu, nesta última quarta-feira, 21, dois integrantes de uma quadrilha que praticavam crimes de estelionato, em Palmas/TO. Os indivíduos aplicavam golpes no comércio, substituindo as máquinas de cartão de crédito oficiais por máquinas adulteradas, desviando os valores pagos pelos clientes às contas dos envolvidos.

A ação da PM ocorreu após denúncias de que um posto de combustíveis da Capital teve a máquina de cartão trocada clandestinamente em dezembro do ano passado.

A fraude era praticada no momento em que os criminosos se passavam por clientes e, quando iriam simular que estavam passando o cartão, efetuavam a troca das máquinas. Ao descobrirem o golpe, os responsáveis pelo estabelecimento acionaram a Polícia Militar para registrar a ocorrência.

Através de denúncias de testemunhas e informações colhidas das câmeras de segurança, foi identificado o veículo usado pelos envolvidos. De posse das informações, a PM conseguiu localizar os autores e efetuou a abordagem.

Os indivíduos confessaram os crimes e disseram que existem mais máquinas adulteradas, as quais foram espalhadas em diversos comércios da Capital. Eles foram encaminhados à Delegacia de Polícia para procedimentos cabíveis, sendo autuados pelos crimes de estelionato, falsificação de documentos e formação de quadrilha. Com eles a PM apreendeu uma máquina de cartão de crédito, dois aparelhos celulares e dois cartões de crédito. 

Diante da possibilidade de muitos outros estabelecimentos terem sido alvos da fraude, a Polícia Militar orienta que:

*Os comerciantes façam a inspeção regularmente de suas máquinas;

*Acompanhem os lançamentos nas contas bancárias;

*Personalize as máquinas com adesivos;

*Acionem a PM, via 190, caso notem alguma irregularidade.