Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O senador Vicentinho Alves (PR-TO) vem atuando em prol do fortalecimento e da transparência do Poder Legislativo Municipal. Por intermédio do Programa Interlegis, do qual o senador foi presidente quando exerceu o cargo de Primeiro Secretário do Senado Federal, no biênio 2015/2016, o parlamentar vem conseguindo apoio institucional da Casa para iniciativas que facilitem o trabalho dos vereadores e que permitam à população acompanhar as decisões das câmaras municipais. O Interlegis oferece gratuitamente cursos de capacitação para vereadores e servidores, além de tecnologia para que as câmaras municipais tenham suas páginas na internet, o que é uma exigência da Lei de Acesso à Informação.

Na semana passada, os vereadores de Colinas do Tocantins foram recebidos pela equipe técnica do ILB por orientação do senador Vicentinho Alves. A Câmara Municipal estava sem página na internet devido ao encerramento do contrato com a empresa que prestava esse serviço. Alertados pelo Tribunal de Contas do Estado e pelo Ministério Público, os vereadores Washington Aires, presidente da Câmara, Ronivon Farias e Augusto Angra solicitaram o apoio do Interlegis e foram prontamente atendidos. A página da Câmara na Internet foi restabelecida e será mantida sem qualquer custo para a Casa.

Ficou decidido, ainda, que no mês de abril o município de Colinas receberá uma Oficina de Treinamento do Interlegis, na qual serão oferecidas gratuitamente ferramentas que vão ajudar os vereadores no desempenho do mandato. A oficina será estendida a todos os municípios da região e contará com a presença do Senador Vicentinho Alves na cerimônia de abertura.