Saúde

Foto: Divulgação

Iniciada em Araguaína no último dia 8, a campanha Março Lilás conta com diversas atividades voltadas para o público feminino. Ontem, quarta-feira, 14, as mulheres setor JK e proximidades tiveram o “Dia D” da ação na UBS do Setor JK, com uma palestra e coleta de material para o exame preventivo do câncer do colo uterino (PCCU). A ação segue durante todo o mês nos postos de saúde do município. Nesta quinta-feira é o “Dia D” nas Unidades Básica de Saúde(UBS) dos setores Nova Araguaína e Costa Esmeralda.

Sônia Maria da Silva, de 56 anos, conta que começou a cuidar mais da saúde aos 40 anos. “Hoje sei que precisamos ir ao médico pelo menos uma vez ao ano. E essas palestras são muito boas, trouxe até minha agulha e linha, pra fazer o crochê enquanto ouço atenta as explicações sobre como se prevenir de doenças”.

Quem sabe da importância da prevenção é a dona de casa Maria Bernadete Leite, de 69 anos. “Eu tive quatro filhos e todos os anos faço consulta médica. Hoje eu vim buscar um resultado de outro tipo de exame e já vou aproveitar para fazer a coleta para a prevenção”, disse.

Prevenção

Durante a palestra, a enfermeira Ivana Barros explicou que a prevenção ainda é a melhor forma de combater doenças. “Todas as mulheres que já têm vida sexual ativa devem realizar o exame Papanicolau”, explicou.

Somente de atendimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) do Município, em 2016 foram detectados 10 casos de câncer do colo uterino, em 2017 foram 15 mulheres diagnosticadas com a doença.

Cronograma do dia “D” nas UBS

Dia 15/03 (hoje)
8h: Palestra e coleta para exames Papanicolau (UBS Dr. Dantas – Rua CE, Qd 22 Lt 1, Setor Jardim Costa Esmeralda);
8h: Palestra e coleta para exames Papanicolau (UBS Nova Araguaína – Rua 19, s/nº, Setor Nova Araguaína);
Dia 16/03 (quinta-feira)
8h: Palestra e coleta para exames Papanicolau (UBS José Ronaldo Pereira da Costa – Rua 09, Qd 01 Lt 01, Setor Dom Orione); 
Dia 19/03 (segunda-feira)
8h: Palestra e coleta para exames Papanicolau (UBS Dr. Raimundo Gomes Marinho – Rua dos Macucos, Loteamento Maracanã);
8h: Palestra e coleta para exames Papanicolau (UBS Ponte – Rua Joaquim Caboclo, s/nº, Setor Ponte);
8h: Palestra e coleta para exames Papanicolau (UBS Bairro de Fátima – Rua Padre Anchieta, s/nº, Bairro de Fátima);
Dia 20/03 (terça-feira)
13h30: Palestra e coleta para exames Papanicolau UBS Novo Horizonte (Barra da Grota)
8h: Palestra e coleta para exames Papanicolau (UBS Manoel dos Reis Lima – Rua das Hortências, nº 46, Setor Jardim das Flores).
Dia 21/03 (quarta-feira)
8h: Palestra e coleta para exames Papanicolau (UBS Manoel Maria Dias de Brito – Rua dos Ingaxixes, Qd. 28, LT 01, Setor Cimba);
Dia 23/03 (sexta-feira)
8h: Palestra e coleta para exames Papanicolau (UBS José de Sousa Rezende – Rua São João Batista, Lt 02 Qd 01 D, Setor Alto Bonito);
Dia 26/03 (segunda-feira)
8h: Palestra e coleta para exames Papanicolau (UBS Albeny Soares de Paula – Avenida C, nº 1035, Setor Couto Magalhães);
Dia 27/03 (terça-feira)
8h: Palestra e coleta para exames Papanicolau (UBS Avany Galdino da Silva – Av. São Francisco, esq. com a Guaíba Araguaína Sul);
Dia 29 (quinta-feira)
8h: Palestra e coleta para exame Papanicolau (UBS Senador Benedito Vicente Ferreira – Rua 07, nº 07, Setor José Ferreira).