Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

O Centro de Ensino Médio Rui Brasil Cavalcante, localizado em Miranorte, apresenta mais uma ação do projeto “Ler é um prazer, sim!”, com o lançamento do livro Sinergia – Poemas e Contos Reunidos, que será realizado nesta quinta-feira, 22, às 19h30.

O livro é uma coletânea de poemas e contos escritos por alunos e escritores da comunidade. Os estudantes fizeram as ilustrações, a organização da obra ficou por conta da professora Maria Célia Gomes, e a coordenação dos trabalhos foi feita pelos professores de Língua Portuguesa.

A professora Rhoselly Marques da Silva Xavier, de Língua Portuguesa, explicou que o livro é apenas uma das ações do projeto de leitura. “Na escola, realizamos várias ações para desenvolver o hábito de ler e a produção literária. Temos um trabalho sistemático de leitura, com análise de textos e avaliações. Também convidamos autores regionais para apresentarem seus livros para os alunos, promovendo uma interação entre os escritores e a escola”, contou.

Sobre o desenvolvimento dos alunos, a professora Rhoselly esclareceu que o fato da escola estimular a produção criativa promove uma maior motivação dos alunos com as atividades realizadas pela escola. “A aprendizagem é incalculável, os nossos estudantes escrevem, leem mais, analisam seus próprios textos e isso amplia o conhecimento literário e interpretativo”, explicou.

A edição e impressão do livro Sinergia foram realizadas com recursos do Programa Ensino Médio Inovador (Proemi).

Uma viagem pelo futuro

A estudante Sabrina Rodrigues Valadares, 16 anos, aluna da 2ª série do ensino médio, se empolgou tanto com o poder da imaginação que escreveu um conto futurístico. “A principal personagem é uma jovem que visita a sala de trabalho do seu pai e, curiosa, entra numa máquina que a transporta para o futuro. Lá, a personagem conhece um robô, que parece gente e vive como gente. Quando retorna ao mundo real, a personagem tem um convívio melhor com seu pai. Essa história nos leva a pensar sobre o que realmente é importante na nossa vida”, comentou.

Sabrina esclareceu que, às vezes, as pessoas perdem tempo com coisas fúteis e se esquecem de elaborarem seus projetos de vida. “Foi a mensagem que quis passar, de aproveitar melhor o nosso tempo com assuntos e coisas que nos elevam. Estou muito feliz com esse incentivo que a escola nos dá para desenvolver nossos talentos”, frisou.

Livro

Na ocasião do lançamento do livro, será lançado o II Edital do Concurso de Poesias e Contos do CEM Rui Cavalcante, que selecionará os trabalhos escritos neste ano para a obra que será lançada no ano que vem.

Cada exemplar do livro Sinergia está sendo vendido por R$ 10,00, e os recursos serão destinados à edição da próxima coletânea.