Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação A realização dessas capacitações atende a uma demanda de produtores rurais de vários municípios do Tocantins A realização dessas capacitações atende a uma demanda de produtores rurais de vários municípios do Tocantins

Com o objetivo de capacitar e preparar o trabalhador rural para prevenir acidentes no ambiente de trabalho e empregar técnicas corretas na operação, na regulagem e na manutenção de tratores agrícolas, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Tocantins (SENAR/TO), em parceria com o Sindicato Rural de Cristalândia e a Prefeitura do município, realizaram mais um curso de Trabalhador na Operação e Manutenção de Tratores e Implementos Agrícolas.

A realização dessas capacitações atende a uma demanda de produtores rurais de vários municípios do Tocantins, em especial os que trabalham na produção de grãos, que foram alertados pelo Ministério do trabalho sobre a necessidade da qualificação profissional para estes trabalhadores rurais. Os instrutores que estão ministrando esses cursos foram capacitados pelo SENAR, única instituição autorizada para ofertar este tipo de qualificação profissional no Tocantins.

Estão sendo capacitados 15 trabalhadores, o curso tem carga horária de 40 horas/aula, e os alunos recebem noções sobre as normas de segurança na operação de tratores agrícolas, controles e instrumentos, operação de trator e tipos de implementos e suas finalidades. Além disso, o curso tem como objetivo ensinar os participantes as medidas protetivas de saúde e segurança e prevenção de acidentes.

Para o presidente do Sindicato Rural de Cristalândia, Jackson Lima, “os cursos do SENAR têm como principal objetivo contribuir com a oferta de oportunidades de qualificação profissional para produtores rurais e trabalhadores do campo, aumentando as possibilidades de produtividade e lucro nos seus negócios e ajudam a preparar o produtor para o mercado de trabalho que hoje está cada vez mais exigente”, destacou o presidente.