Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação O evento espera receber um público de 5 mil pessoas O evento espera receber um público de 5 mil pessoas

Para fomentar o crescimento econômico e mostrar as tecnologias sustentáveis de produção visando o fortalecimento das cadeias produtivas da piscicultura e da bovinocultura, bem como de outras atividades agrícolas, a cidade de Almas, localizada na região sudeste do Estado, a 276 km de Palmas, sedia nos dias 13 e 14 de abril, a 2ª Feira Agrotecnológica de Almas (Agroalmas).

O evento ocorrerá no Colégio Agrícola de Almas, sendo uma realização do Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e da Pecuária (Seagro), bem como da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do Banco da Amazônia, do Serviço de Apoio as Pequenas e Micro Empresas (Sebrae), da Prefeitura Municipal de Almas, do Colégio Agrícola de Almas e da Fazenda Galiléia, com o apoio de parceiros e instituições privadas.

A programação inicia, nessa próxima sexta-feira, 13, com o Dia de Campo da Piscicultura. De acordo com o extensionista do Ruraltins, João Filho, coordenador da Agroalmas, o encontro será realizado na parte da manhã, na sede do Frigorífico Piracema, com quatro estações abordando certificação, transporte e povoamento, manejo alimentar e nutrição, frigorífico e agregação de valor, despesca e insensibilização. Além disso, no período da tarde, as atividades prosseguem, no Colégio Agrícola de Almas, com palestras sobre Plano de desenvolvimento da piscicultura; Censo da piscicultura/dados prévios da região sudeste do Tocantins; Projeto de Integração Piracema e Inserção da tilápia na piscicultura tocantinense.  

No sábado, 14, os organizadores realizam o Dia de Campo da Bovinocultura, na Fazenda Pindoba, localizada próximo ao município de Dianópolis. Lá, a partir das 7 horas, os participantes acompanham diversos temas relacionados à atividade como: a gestão em pecuária, manejo reprodutivo, a importância do controle de plantas daninhas para a produtividade das pastagens, cultivares de capim da Embrapa e prática sobre fertilidade do solo para altas produtividades.  

Já no Colégio Agrícola de Almas, às 9 horas, os produtores terão o Circuito da Pecuária Sustentável, com o objetivo de promover o desenvolvimento da pecuária nos municípios onde serão construídos matadouros e frigoríficos, no sentido de melhorar a produção e a produtividade dos rebanhos.

“Na Agroalmas, são esperados milhares de visitantes do Tocantins e estados vizinhos, que vão contar ainda com atividades permanentes voltadas para o setor produtivo, como exposição de animais de grande e pequeno porte, máquinas e implementos, Feira da Agricultura Familiar, cursos de apicultura e sisteminha da Embrapa de produção integrada, além de apresentações culturais e amostras das comunidades quilombolas, das escolas municipais, estaduais, do Instituto Federal do Tocantins e do turismo regional. Nosso objetivo é mostrar aos produtores as tecnologias sustentáveis de produção que podem ser empregadas em suas propriedades visando o aumento da produtividade, à entrada em novos mercados e a melhoria de vida”, ressaltou João Filho.

Abertura Oficial

A abertura oficial da Agroalmas 2018 será no dia 13, às 17 horas, no Colégio Agrícola de Almas. O evento espera receber um público de 5 mil pessoas entre visitantes, participantes, agropecuaristas, pesquisadores e técnicos de empresas públicas e privadas.

Confira toda programação da Agroalmas 2018.