Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Tocantins (SENAR-TO), está realizando o Curso de Olericultura para detentos da Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota, no município de Araguaína, no Norte do Tocantins. O curso teve início no dia 23 e finaliza nesta quinta-feira, 26. As vagas foram disponibilizadas para os presos que tenham bom comportamento comprovado pela unidade prisional.

O objetivo principal da capacitação é transformar o tempo ocioso dos internos em uma oportunidade de recomeçar a vida em sociedade depois do cumprimento da pena de cada um. O curso será realizado integralmente dentro da unidade penal. A carga horária é de 40 horas/aula, divididas em aulas teorias práticas. A ação é desenvolvida pelo Senar Tocantins em parceria com o Sindicato Rural de Araguaína.

Para o presidente do Faet/Senar, Paulo Carneiro levar qualificação e capacitação para pessoas privadas de liberdade é fundamental para o regate da cidadania e reintegração social, além de abrir oportunidades para inclusão destas no mercado de trabalho. “O compromisso do Senar é atender aquela parcela da população que tem mais necessidade de inclusão e acesso, e esse é o caso dos encarcerados, que encontram em projetos como esse a oportunidade de conquistar um lugar no mercado de trabalho quando saírem do sistema prisional. É uma satisfação de ver que essa parceria está frutificando, e que hoje muitos detentos que passaram por esses cursos se tornaram empreenderdes quando ganharam a liberdade”, comenta o presidente.