Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

A Polícia Federal (PF) realiza na manhã desta segunda-feira, 28, uma operação sigilosa em Palmas/TO. Equipes da PF cumprem diligência na Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden) e também na Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz).

A assessoria de comunicação da Polícia Federal em Palmas informou que nenhum detalhe sobre a ação pode ser divulgado à imprensa por enquanto, mas informações preliminares são de que as equipes da PF estariam a procura de documentos que comprovem a liberação de emendas parlamentares destinadas a projetos culturais a municípios tocantinenses. As emendas teriam sido autorizadas pelo governador interino e também candidato à governador, Mauro Carlesse (PHS), às vésperas da eleição suplementar de 3 de junho, na qual ele concorre. A denúncia teria partido da coligação A Vez dos Tocantinenses do candidato a governador Vicentinho Alves (PR)

Em nota, o candidato Mauro Carlesse afirmou que apoia toda e qualquer investigação destinada a esclarecer dúvidas sobre o uso de recursos públicos e disse estar tranquilo, pois não teria autorizado qualquer pagamento que desrespeite a legislação. O governador interino disse ainda que determinou que seus auxiliares prestem todas as informações que forem requeridas pela Justiça e pela Polícia Federal. 

A Secretaria Estadual da Comunicação (Secom) também emitiu nota informando que o governo está colaborando com o trabalho da Polícia Federal prestando todas as informações solicitadas. Contudo, a pasta ressaltou que o processo sigiloso tramita na Justiça Eleitoral e está relacionado a emendas parlamentares.

Segundo a Secom não houve apreensão de equipamentos, todas as informações solicitadas foram prestadas com clareza e não foi cometida nenhuma irregularidade referente a emendas parlamentares.

“O Governo do Estado reitera que, mesmo com várias tentativas de impedirem que esta gestão honre seus compromissos, irá manter os projetos iniciados como a operação tapa buraco nas rodovias estaduais, o Opera Tocantins e o pagamento em dia do salário do servidor público”, Informa a nota. (Atualizada às 12h07)