Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

População também protestou contra o presidente com um panelaço

População também protestou contra o presidente com um panelaço Foto: Reprodução/TV Brasil

Foto: Reprodução/TV Brasil População também protestou contra o presidente com um panelaço População também protestou contra o presidente com um panelaço

O pronunciamento do presidente da república, Jair Bolsonaro (sem partido) na noite desta terça-feira, 24, causou revolta entre muitos brasileiros que assistiram estarrecidos ao presidente, entre indiretas e ataques à imprensa, sugerir a governadores e prefeitos que afrouxassem as medidas adotadas para prevenção e combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). “Devemos sim voltar à normalidade. Algumas poucas autoridades estaduais e municipais devem sim abandonar o conceito de terra arrasada... a proibição de transportes, o fechamento de comércio e o confinamento em massa. O que se passa no mundo tem mostrado que o grupo de risco é o das pessoas acima dos 60 anos. Então, por que fechar escolas”, disse o presidente, citando novamente os termos “gripezinha” e “resfriadinho”, ao se tratar da covid-19 que já matou quase 20 mil pessoas em todo o mundo.

No parlamento

Além da manifestação indignada de muitos brasileiros, especialmente nas redes sociais. Autoridades políticas também reagiram à fala do presidente. A senadora pelo Tocantins, Kátia Abreu (PP), disse que ficou decepcionada com a fala do presidente e lembrou que países populosos confinaram seus moradores por dias. “Na Índia mais de 1 bilhão de pessoas terão que ficar em casa por 21 dias. Na China 1,5 bilhão ficaram em casa por 2 meses. E nós vamos fazer diferente? Nesta hora a ciência que deve nos orientar. Ninguém mais pode ousar”, ressaltou a senadora.

Já o deputado federal Célio Moura (PT) chamou Bolsonaro de “antipresidente”. “Enquanto presidentes do mundo todo protegem seus povos, Bolsonaro faz o contrário: despreza e ataca a dignidade humana, retira direitos e - praticamente - protege a Covid-19, ao negar sua letalidade. É preciso dar um basta nisso, para bem do Brasil”, manifestou o parlamentar.

Prefeita

A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), negou que as medidas já adotadas pela Prefeitura serão alteradas devido à fala do presidente. “A luta é para permanecermos vivos. Não há precedentes na história do mundo sobre o que estamos enfrentando. Até que me prove o contrário, estatisticamente e de forma muito segura... em Palmas vamos permanecer seguindo as medidas adotadas. São vidas em jogo, não vamos arriscar”, disse a prefeita.

Órgãos oficiais

O Conexão Tocantins aguarda posicionamento da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e também da Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (Semus) a respeito do pronunciamento de Bolsonaro.

Curiosidade

Também após o discurso presidencial de ontem, a embaixada dos Estados Unidos (EUA) no Brasil, recomentou a todos os cidadãos estadunidenses no Brasil que retornem imediatamente aos EUA. A embaixada não comentou o discurso de Bolsonaro, mas disponibilizou uma lista de voos disponíveis saindo do Brasil em direção ao País norte americano.