Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Isis Oliveira

Foto: Isis Oliveira

Com chapa única, e sem candidaturas avulsas, o deputado estadual Antônio Andrade (PTB) foi reeleito presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (AL) para o biênio 2021-2022. A votação ocorreu na manhã desta terça-feira, 7.

O deputado Cleiton Cardoso (PTC), que retornou ao parlamento esta semana, após pedir exoneração de cargo que exercia no Executivo, foi eleito vice-presidente da Mesa Diretora.

Também foram eleitos: Leo Barbosa (Solidariedade), 2º vice-presidente; Jair Farias (MDB), 1º secretário; Valdemar Júnior (MDB), 2º secretário; Vanda Monteiro (PSL), 3ª secretária; e Amália Santana (PT), 4ª secretária.

Todos os 24 deputados participaram da votação. O voto foi secreto e os parlamentares votaram em cada um dos nomes individualmente. Todos os candidatos receberam os 24 votos, fato inédito na história do Legislativo Tocantinense.

De acordo com o regimento interno da Casa, a nova Mesa Diretora da AL tomará posse no dia 1º de fevereiro de 2021 para o período de dois anos.

Vice-governador

Por meio de nota o vice-governador, Wanderlei Barbosa parabenizou o Andrade e toda a mesa diretora eleita. "Destaco minha confiança no presidente reeleito na condução do parlamento à frente da Assembleia Legislativa. Ele tem capacidade e conhecimento político, maneira conciliadora e coerente para administrar a casa tornando os ares com o mesmo pensamento de continuar com esse trabalho ajudando o Governo e o Estado, transformando a vida dos tocantinenses principalmente nos momentos de dificuldades que estamos atravessando", afirmou o vice-governador.

Barbosa ainda ressaltou a importância do compromisso e seriedade dos parlamentares para, juntos, "promoverem as mudanças que o Tocantins precisa e o povo quer. Quero desejar muito sucesso ao presidente reeleito, a vitória do presidente Antônio Andrade é uma vitória para todos nós", disse.

Ainda segundo o vice-governador, existe uma boa relação institucional entre os Poderes Executivo e Legislativo, "enfatizando o respeito e a democracia, bem como a independência e a harmonia, sempre em favor dos interesses públicos", concluiu. (Atualizada às 15h40)