Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O isolamento social como medida de prevenção contra o contágio da Covid-19 não permite que pré-candidatos realizem eventos presenciais para lançamento de pré-campanhas eleitorais. Diante disso, em Palmas nesta quinta-feira (13) a bióloga e educadora popular, Maria Vanir, realizou o lançamento de sua pré-candidatura a vereadora municipal através de uma transmissão ao vivo em sua página no Facebook.

Com a apresentação de uma proposta de mandato participativo e popular, a live realizada teve como foco elucidar os telespectadores sobre uma atuação coletiva, onde a pré-candidata propôs consultas populares em bairros, comunidades, áreas rurais para tomada de decisões, portando a voz da comunidade como vereadora.

"Nosso projeto de campanha e de mandato é algo inovador, onde entidades e movimentos sociais irão participar tanto na organização e coordenação, como também vão atuar de maneira efetiva nessa nova forma de se fazer uma vereança," explicou Maria Vanir.

Participações

A transmissão virtual contou com a colaboração de lideranças estaduais e nacionais do Partido dos Trabalhadores (PT). Dentre eles  o pré-candidato a prefeito de Palmas João Helder Vilela (PT); da coordenadora estadual do projeto Elas por Elas, Rosimar Mendes; do deputado federal Célio Moura (PT), da secretária Nacional de Movimentos Populares do Partido dos Trabalhadores, Vera Lúcia da Cruz; da missionária do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), Laudovina Pereira; da professora Ana Rita,  presidenta do Conselho Estadual da Mulher de Goiás e representante do projeto Elas por Elas nacional e de Geuvar Oliveira, professor e cartunista. Todos os participantes demonstraram total apoio à pré-candidatura de Maria Vanir.

"Faremos uma campanha lutando pelos direitos das mulheres, dos povos indígenas, negros e pelos direitos dos trabalhadores; pois a Maria Vanir tem o que é preciso para unir todas essas forças," ressaltou durante a transmissão ao vivo a missionária do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), Laudovina Pereira.

O deputado federal Célio Moura ressaltou que Maria Vanir tem história, é uma mulher de luta, guerreira e preparada para o desafio. Segundo o parlamentar, a pré-candidata “contempla a luta das mulheres em Palmas”.

“A Maria Vanir é uma pessoa de uma competência, de uma habilidade e possui de uma coisa que valorizo nas pessoas em geral que é ser afetuosa, uma pessoa amiga, presente e prestativa. A vida dela de doação a militância para uma sociedade justa igualitária fraterna é um modelo para nós, é uma inspiração”, relata a professora Ana Rita.