Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A região Sul do Tocantins é rica em belezas naturais e fortalecer o turismo nessa região é essencial e, para isso Gurupi e Peixe, tem trabalhado para criar mecanismos para um turismo sustentável, uma vez que, representa geração de emprego, renda e desenvolvimento econômico. Na última quarta-feira, 2, representantes dos dois municípios se reuniram para discutir a temática.

Durante a reunião foram discutidos o fortalecimento da IGR - Instância de Governança Regional, o fortalecimento gastronômico cultural da região e a realização de parcerias entre os municípios.

Para a secretária de Cultura e Turismo de Gurupi, Lady Sakay, o planejamento conjunto e a união dos municípios e o fortalecimento de suas potencialidades é o caminho certo para que o turismo se torne viável na região.

Conforme o Assessor Especial da secretaria municipal de Cultura e Turismo de Gurupi, Núbio Brito, o Programa de Regionalização do Turismo estabelece diretrizes políticas e operacionais para orientar a sua implementação, trabalhando a convergência e a interação de todas as ações desempenhadas pelo Ministério do Turismo com estados, regiões e municípios brasileiros. “Precisamos inserir nossas potencialidades turísticas no mapa turístico do Ministério do Turismo, ou seja, as informações turísticas do município que se subdividem em atrativos turísticos naturais, atrativos históricos, manifestações populares, equipamentos e serviços de infraestrutura de apoio”, destacou.

A secretária de Cultura e Turismo de Peixe, Rosa de Fogo, enfatizou que a união dos municípios fortalece o trabalho e contribui para o desenvolvimento econômico e sustentável. Ela destaca que a implantação da IGR viabiliza o fortalecimento da regional e reconhecimento junto ao Ministério do Turismo.

IGR

A Instância de Governança Regional, é um programa de regionalização do turismo estruturante do Ministério, que trabalha a convergência e a interação de todas as ações desempenhadas pelo Ministério do Turismo com estados e municípios brasileiros.