Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Lara Faez foi a vencedora do V Salão Palmense de Novos Artistas

Lara Faez foi a vencedora do V Salão Palmense de Novos Artistas Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Lara Faez foi a vencedora do V Salão Palmense de Novos Artistas Lara Faez foi a vencedora do V Salão Palmense de Novos Artistas

Pela primeira vez as criações da artista visual Lara Faez estarão reunidas para visitação do público. "Fendas Interpostas", exposição que será lançada na sexta-feira, 2, às 19 horas, na Galeria Municipal de Artes, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, apresentará a obra da artista que foi a vencedora do V Salão Palmense de Novos Artistas, concurso promovido pela Fundação Cultural de Palmas. A curadoria e crítica é de Elsa Elvas. 

Na exposição os visitantes poderão conhecer 70 obras que dialogam entre si e que refletem o trabalho inicial da artista. “A obra de Lara Faez se compõe pela alegria de suas pinceladas enérgicas e coloridas. Representa curvas, formas e nuances que possuem, poeticamente, caminhos sobrepostos, todos eles contidos no processo construtivo de sua pintura, na qual, durante sua elaboração, os tons presentes levam a múltiplas sensações e vivências”, afirma a curadora da FCP, Elsa Elvas.  

“A minha exposição vai ser um reflexo daquilo que eu comecei a produzir como artista, das minhas explorações iniciais. Eu havia começado a preparar coisas novas, mas como a obra que foi a minha porta de entrada faz parte dessa coleção que eu vou expor, eu achei que seria mais justo dar a vida para essas obras. Elas representam para mim momentos de muita introspecção, nos quais eu aprendi e pude me conectar comigo mesma através das formas fluidas e das cores”, explica a artista. 

Lara Faez

Lara Faez é natural de Campinas/SP, formada em jornalismo e direito. Fascinada pela pintura, sempre utilizou o recurso do desenho para se comunicar. Ainda criança, teve o seu primeiro contato com o universo artístico. A literatura foi o portal de abertura para visitar outros mundos. Sentia-se atraída pela arte suas diversas modalidades. “As palavras não eram suficientes para me expressar. No fundo, precisava de algo a mais para incrementar as minhas falas como jornalista e advogada”.

A arte se manifestou de forma mágica em sua vida e os processos de elaboração causavam muita curiosidade. Com a especialização em 'História da Arte', se despertou para a necessidade de ver de perto o berço onde tudo começou indo à Europa visitar grandes mestres da pintura. Os afrescos de Florença e a arte renascentista foram focos estudados por Lara nesse período. “A arte pra mim é respiro, refrigério, é vida! Quanto mais pinto, mais me conheço e percebo com maior clareza minhas tomadas de consciência”.