Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Gastronomia

Foto: Sebrae/TO

Foto: Sebrae/TO

Após 24 dias de competição, e longos 11 dias de espera, o grande vencedor do Concurso Sabores do Sertões – Estrela Sebrae 50+50, foi conhecido no último sábado, 02. A premiação ocorreu dentro da programação do Rally dos Sertões na Vila dos Sabores, instalada no Parque do Povo, em Palmas. O empreendimento Célia’s Restaurante, com o prato “Arroz Maria Izabel” foi o grande vencedor, com cerca de 27,5% do total de votos. 20 empreendimentos participaram da competição com pratos inovadores e exclusivos.

O segundo lugar do pódio foi ocupado pelo prato “Pastel Trio da Serra” da pastelaria Pastel Show. Em terceiro lugar, o restaurante Maria Izabel Cozinha Tocantinense foi destaque com o prato “Maria Izabel”.

Célia Rabelo, campeã do concurso, frisa o misto de sensações, após dias turbulentos.  “Perdi meu pai há dois meses e o concurso de certa forma me ajudou. Quando anunciaram que venci a competição, me ajoelhei naquele palco, pois foi um momento que enfatizei minha fé e coragem. Agradeço meus amigos, familiares e ao Sebrae que está sendo um divisor de águas na minha vida, sem a instituição, eu nem estaria aqui. E quando perguntada sobre qual é o meu ingrediente secreto, digo com todas as letras: é o amor, ele está em cada detalhe”, relata emocionada.

Para Morgana Lima, proprietária da lanchonete Pastel Show, o segundo lugar significou a valorização de um trabalho humilde, mas cheio de carinho. “É um evento de nível nacional, e o Sebrae foi fundamental na nossa participação, pois sem essa parceria, sem esse apoio, talvez não tivéssemos conseguido passar por todos estes processos. Foi uma experiência única, tivemos a oportunidade de expressar um pouco da nossa cultura por meio da gastronomia”, pontuou.

A empresária Regiane Cardoso, esteve no terceiro lugar do tablado e destaca o empenho da equipe do Sebrae, em sempre amparar os pequenos negócios. “Poder levar o Maria Izabel para um projeto da dimensão do Rally foi uma grande honra. Além de gerar experiência, trouxe visibilidade para o restaurante. E o Sebrae é sempre um grande apoiador, todas as vezes que recorri, a instituição esteve de mãos estendidas para ajudar. Finalizamos mais uma ação em conjunto. Agora é organizar qualquer falha para que o próximo evento seja ainda melhor”, destaca.

Segundo Walbênia Lemos, analista do Sebrae, a Vila Sertões beneficiou diretamente 10 pequenos negócios do ramo gastronômico, seis de artesanatos tocantinenses e oito agências de viagens e receptivos turísticos. “O evento foi um sucesso, as vendas foram boas e ainda teve o reconhecimento dos maravilhosos pratos por meio do concurso que revelou novos sabores do nosso Tocantins. Esta foi mais uma edição do Sertões em que o Sebrae fez a diferença, estamos felizes em ter contribuído com os negócios de Palmas”, finaliza.

O ganhador do concurso recebeu a premiação de troféu e placa, além da inclusão do prato no Guia Gastronômico – Estrelas Sebrae 50+50, que será publicado na divulgação do vencedor da última etapa do Sertões 2022. Esta é uma iniciativa da organização do Sertões, em parceria com o Sebrae Nacional, e visa conhecer, promover, valorizar e divulgar o sabor típico da culinária das regiões que fazem parte da rota do Sertões. (Sebrae Tocantins)