Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O governador e candidato à reeleição Wanderlei Barbosa (Republicanos), participou na manhã desta sexta-feira, 16, da tradicional Missa dos Romeiros, no Santuário Nossa Senhora do Livramento, no município de Paranã, região sudeste do Tocantins.

Ao lado do seu candidato a vice-governador, Laurez Moreira (PDT), e da candidata ao Senado Dorinha Seabra (UB), Wanderlei destacou que fez questão de vir ao evento, não apenas para prestigiar uma festividade tradicional de Paranã, mas também em ato de fé. "Enquanto Governador e candidato, venho prestigiar o evento como um ato cultural do nosso Estado. De modo particular, venho em missão de fé.  Acredito em Deus e peço as bençãos dele sobre mim, minha família, e o povo tocantinense", afirmou.

O prefeito de Paranã, Fábio da Farmácia (PTB), agradeceu a presença do governador ao município para prestigiar o evento. “É importante receber o nosso Governador que é atuante, tem ajudado todos os municípios. Wanderlei tem esse coração valente, que está fazendo acontecer no Tocantins, e que veio hoje, agradecer a Deus na missa de Nossa Senhora do Livramento, por tudo que tem acontecido pelo Estado", afirmou.

A missa reuniu milhares de pessoas da cidade e do sertão. A Festa da Romaria de Nossa Senhora do Livramento ocorre desde 1882, e conforme a Lei Estadual n° 2.118, de 4 de agosto de 2009, é considerada um valor cultural e Patrimônio Histórico do Estado.

Apoio do Monsenhor Jones

Durante a missa, Monsenhor Jones, responsável pela celebração, destacou que Wanderlei é um amigo e companheiro de longa data, relembrou como a família do Governador colaborou para a criação do Tocantins, e especial de Palmas, e disse que chegou a hora do Estado apoiar um filho da terra. "Estamos unidos no mesmo pensamento. O Tocantins é um estado independente, merece ter um filho do próprio lugar onde está, alguém que conheça profundamente as nossas terras, nossa cultura, nossos rios e a nossa identidade", afirmou.

O padre Gleibson Moreira, ex-prefeito de Dianópolis, também manifestou apoio ao governador e agradeceu a presença. "É um prazer recebê-lo nesse evento, que já está no calendário cultural do Estado e é uma festa popular do povo do sertão, uma valorização e um reconhecimento do que o turismo religioso pode ocupar", disse.

População agradece presença do governador

Presente na missa, Enedino Benevides Filho disse que é um orgulho receber o Governador em um evento tão importante para o município. "Nós paranãense, ficamos muito agradecidos pela presença dele aqui e pela atenção que demonstrou conosco", frisou.

Também presente na missa, a professora Rufina Miranda agradeceu a presença do governador. "Foi um momento de ele prestigiar a nossa festa e nos conhecer. Estou muito feliz por ele ter vindo, sou professora e ele fez a diferença nas nossas vidas, pagando as progressões e datas-bases atrasadas", concluiu.