Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A situação da saúde do Tocantins é catastrófica. Centenas de pessoas aguardam por cirurgia, outras amargam nos corredores dos hospitais regionais, falta de medicamentos e muitos dependem de ações judiciais do Ministério Público do Tocantins e da Defensoria Pública do Tocantins. Para solucionar os problemas, o candidato a governador Ronaldo Dimas (PL) se compromete em revolucionar a Saúde do Tocantins, concluindo as obras paralisadas nos hospitais de Palmas, Araguaína e Gurupi e a implantação da Telemedicina com urgência.

Com atendimento médico sem sair de casa, a proposta de Dimas é que o cidadão tenha acesso a consulta médica pelo telefone ou pela internet, mais uma possibilidade de acesso à saúde ao alcance da mão do tocantinense. “Fizemos isso em Araguaína e deu muito certo. Vamos levar essa comodidade para todo o Tocantins. Vamos ampliar a oferta de leitos, leitos de UTI e UTI neonatal e reduzir as filas e os prazos de consultas e exames, além de realizar as cirurgias eletivas de forma constante, atendendo a demanda em tempo real”, frisou.

Dimas cita no seu Plano de Governo a ampliação e conclusão do Hospital Geral de Palmas (HGP), conclusões das obras dos hospitais regionais em Araguaína e Gurupi, transformar o hospital municipal de Araguatins em uma maternidade para atender a Região do Bico do Papagaio, implantar o Programa Saúde da Pessoa Idosa, fortalecer o controle social e a participação da população por meio dos conselhos de saúde e dos canais de comunicação.

Hospitais universitário na nova gestão

“Buscando ampliar os recursos para a saúde, vamos transformar três hospitais em universitário: Hospital Regional de Augustinópolis ligado à Unitins, Hospital Maternidade Dona Regina ligado à UFT e o Hospital Regional de Gurupi à Unirg”, detalha Dimas, destacando que isso, além de melhorar o atendimento, ampliará os recursos recebidos pelas unidades, com aportes do Ministério da Educação. O plano de governo de Dimas também traz a promoção do acesso da população aos medicamentos, realização do plano estadual para o programa de residência em áreas estratégicas, reestruturação do atendimento do plano de saúde dos servidores estaduais e o fortalecimento e apoio financeiro aos hospitais municipais.