Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os alunos da Escola do Serviço Social da Indústria (Sesi) de Araguaína começaram a participar a partir dessa segunda-feira, 17, da etapa Nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que acontece em São Bernardo do Campo/SP. A dupla de sesianos representa o Tocantins na competição que segue até sábado, dia 22.

Os alunos da equipe Tucuna chegam na competição com mais experiência do que em 2018, quando representaram o Estado no nível 1 e foram vencedores. A dupla volta a OBR com um robô novo, disputando o pódio do nível 2 e com a experiência de dois anos de competição.

O aluno Sérgio Gabriel Timóteo pontuou que a competição neste ano tem duas motivações: a volta depois da pandemia e a bagagem de experiências. “A nossa expectativa para a competição está nas alturas, já que a gente ficou sem contato com o evento e com a robótica por dois anos devido à pandemia. Outro fator que deixa a gente animado é a nossa bagagem adquirida desde 2018, nossa estreia na competição. Estamos prontos para trazer bons resultados”.

Já o outro aluno competidor, Regimar de Deus Negreiro, acredita que o tempo de preparo somado ao suporte da Escola Sesi credenciam a dupla para disputarem o título. “A escola investiu em impressora 3D e novas mesas, materiais essenciais para treinamento do robô e, neste ano, a gente conseguiu treinar com todas as situações que a gente pode encontrar no campeonato. Então, o objetivo é ficar em primeiro lugar”.

Para o professor Ulisses Parreira, técnico da equipe, o fato de a disputa ofertar uma vaga na competição internacional é um incentivo maior. “Durante os nossos testes nós sempre buscamos simular um ambiente de desastre natural mais complexo possível para que o nosso robô tenha mais facilidade para lidar com os desafios que vão ser elaborados na fase nacional. O fato dessa disputa ofertar uma vaga para fase internacional é a ‘cereja do bolo’ e faz com que a gente chegue com força total para esse evento e as expectativas são as melhores”.

OBR – Fase nacional

A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma das olimpíadas científicas brasileiras que se utiliza da temática da robótica. Tem o objetivo de estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. A OBR possui duas modalidades: Prática e Teórica.

Modalidade Prática

A equipe da Escola Sesi de Araguaína compete na modalidade prática nível 2, onde em um ambiente de desastre hostil um robô completamente autônomo, desenvolvido pela equipe, recebe uma tarefa difícil: resgatar todas as vítimas sem interferência humana.