Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Primeira edição do Projeto BRK Mais Mulheres realizada em Xinguara.

Primeira edição do Projeto BRK Mais Mulheres realizada em Xinguara. Foto: Divulgação BRK Ambiental

Foto: Divulgação BRK Ambiental Primeira edição do Projeto BRK Mais Mulheres realizada em Xinguara. Primeira edição do Projeto BRK Mais Mulheres realizada em Xinguara.

O projeto BRK Mais Mulheres encerrou nessa segunda-feira, 31, alcançando mais de 500 pessoas. A iniciativa percorreu as cidades de Palmas, Araguaína e Gurupi no Tocantins e Xinguara, no Pará. Dentre as ações, a concessionária promoveu rodas de conversas sobre liderança, protagonismo feminino, diversidade e inclusão, além de palestras e atividades de autocuidado como escova de cabelo, maquiagem, design de sobrancelha e entrega de kits de higiene pessoal e maquiagem. Atividades de lazer e educação também foram direcionadas aos filhos do público que participava do projeto.

Na capital, o BRK Mais Mulheres envolveu o público idoso, mulheres em situação de vulnerabilidade social e em tratamento de câncer. Os locais contemplados foram: a Casa do Amor ao Idoso; a Ala Infantil do Hospital Geral de Palmas (HGP); a Escola Municipal Lúcia Sales Pereira Ramos, no Taquari; e o Hospital de Amor Tocantins, que realiza atendimento para pessoas com câncer.

Em Araguaína, as ações foram realizadas na Comunidade Terapêutica Bom Pastor que oferece tratamento para recuperação de mulheres dependentes químicas. Na segunda etapa realizada no município, além delas, os funcionários da BRK e seus familiares, participaram de uma grande caminhada no centro da cidade como forma de conscientização sobre a prevenção e combate ao câncer de mama.

Em Gurupi, a etapa foi realizada na Liga Feminina de Combate ao Câncer de Mama com mulheres que passam por tratamento da doença. Já em Xinguara-PA, o projeto foi realizado no Centro Atenção Psicossocial (CAPS), com o público feminino que passa por tratamento psicológico.

A diretora de operações da companhia, Sandra Leal, falou sobre a importância do projeto e sua expressividade dentro das comunidades por onde passou: “Nosso objetivo é levar a força da liderança feminina que existe dentro da empresa para outras mulheres. Além disso, o programa nos permite estar junto a nossa comunidade, com ações relevantes que reforçam um de nossos valores, que é o de respeito às pessoas”, pontuou.

Relatos

A diretora da Comunidade Terapêutica Bom Pastor, Maria Barbosa, pontuou que a visão que ela tem da BRK é que além de referência em saneamento, a empresa é preocupada com questões humanas e sociais.

Uma das participantes, Juciara Freitas, já foi interna da unidade e agora, recuperada, ajuda outras mulheres. Ela conta que a ação promovida pela BRK veio ao encontro dos objetivos de renovar alma e corpo para uma nova jornada de inserção social.

Valquíria Santos que participou da realização do projeto no HGP contou que ficou feliz ao chegar ao hospital e ter uma recepção diferente. “Em meio a rotina intensa de acompanhamento médico pediátrico da minha filha, pude ter um momento de autocuidado e beleza”.

Luci Melo trabalha na BRK no setor de Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente (QSSMA). Ela é funcionária da companhia há 24 anos e disse que o projeto veio para integrar das mulheres. “É uma empresa grande e estamos nos conhecendo além das nossas áreas de atuação. Estamos compartilhando sonhos e vivências, e acredito que tudo isso agrega para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional”, destacou.