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Veículos

Foto: Divulgação

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Segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a indústria nacional de automóveis, incluindo comerciais leves, caminhões e ônibus, registrou o melhor trimestre do ano, com 665 mil unidades montadas, entre julho, agosto e setembro, 11,6% a mais que no trimestre anterior.

Porém o crescimento não afasta o temor por uma possível piora no fornecimento de semicondutores utilizados na fabricação de veículos.

Em setembro, foram produzidos 207,8 mil veículos, produção 12% menor do que em agosto deste ano; emplacamentos de 194 mil recuaram 7% e as exportações caíram 39% devido recentes restrições impostas pela Argentina, do esgotamento da cota de isenção para a Colômbia e de problemas logísticos.

Já quando comparados a setembro do ano anterior, todos os índices melhoraram: 19,3% de alta na produção, 25,1% nas vendas e 19,3% nas exportações.

Quando se fala no setor automotivo, logo surge a “bola da vez” no mercado que são os carros elétricos. Por que os olhos do mercado automotivo e tecnológico estão sobre os carros elétricos?

De acordo com levantamento da consultoria McKinsey, dois a cada três brasileiros (64%) veem com bons olhos ter um veículo de energia limpa. E segundo análise da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), 3,4 mil emplacamentos de automóveis totalmente elétricos no primeiro semestre de 2022, representam 19% a mais do que o total de 2021.

Mas por que todo esse destaque? A Guipack, empresa especializada no comércio de embalagens, inclusive para o setor automotivo, separou algumas razões pelas quais os carros elétricos têm chamado à atenção do mercado.

Foco no ESG

O fator ambiental presente no termo ESG é uma das principais razões para a popularização e aceitação dos carros elétricos no Brasil e no mundo. Estes veículos trocam o consumo de combustível fóssil, que emite carbono na atmosfera, pela energia limpa.

Investidores e empresas estão cada vez mais comprometidos com essa pauta ambiental.

Evolução tecnológica e digital

O setor automotivo demanda constantes inovações tecnológicas seja para a melhoria em seus processos ou para a melhor experiência do usuário final com o produto.

Diversas tecnologias como a inteligência artificial (IA), por exemplo, são incorporadas para poupar energia e facilitar a direção do motorista.

Melhor relação custo-benefício

Tanto para os fabricantes quanto para os motoristas, muitos são as vantagens em custo-benefício.

A vida útil da bateria é tão boa ou melhor do que a de um motor de um veículo a gasolina ou álcool e, além disso, o custo de produção é quase o mesmo.

Mobilidade

Os carros elétricos são fundamentais para uma mobilidade mais eficiente. O uso da eletricidade favorece mais opções de locomoção para pessoas e, faz com que o trânsito nas pequenas e grandes cidades seja mais eficiente, sem contar a sustentabilidade devido à energia limpa.

Sobre e legislação

O que coloca o carro elétrico nas pautas atuais dos principais fabricantes é a mudança na legislação que rege o setor em todas as nações. Trata-se de leis que favorecem a fabricação de automóveis considerados limpos por meio de incentivos fiscais.

No Brasil, há um intenso debate entre empresas, profissionais e acadêmicos para construir um novo marco regulatório que estimule todo o setor.