Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Raiza Milhomem

Foto: Raiza Milhomem

Nesta segunda-feira, 14, é o Dia Mundial do Diabetes, data criada com objetivo de conscientizar para o diagnóstico e a prevenção da doença. Em Palmas, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) acompanha mais de 7.700 pessoas com diabetes mellitus tipo 1 e 2, nas Unidades de Saúde da Família (USFs). 

Nas USFs, os pacientes podem obter o diagnóstico inicial e receber o tratamento por equipe multiprofissional. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece insulina (NPH e Regular) e todos os medicamentos necessários aos usuários nas farmácias municipais. Para ter acesso, o paciente precisa ter apenas a prescrição médica.

Além disso, esses pacientes são orientados sobre a administração da insulina e dos medicamentos; são informados sobre o uso de aparelhos que medem a glicose e as canetas de insulina, sobre como proceder em situações de mal-estar, bem como são incentivados para uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas.

A doença

A enfermidade é crônica, não transmissível, caracterizada pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia), pode se apresentar de diversas formas e de diversos tipos.

Conforme Andreza Domingos da Silva, coordenadora técnica de Doenças e Agravos não Transmissíveis da Semus, a diabetes é decorrente da não produção de insulina pelo pâncreas e/ou da incapacidade da insulina exercer adequadamente seus efeitos no organismo, causando um aumento da glicose (açúcar) no sangue.

“Independente do tipo de diabetes, com aparecimento de qualquer sintoma é fundamental que o paciente procure com urgência o atendimento médico para dar início ao tratamento”, alerta a profissional. 

Os sintomas são variados e podem ser, no caso da diabetes tipo 01 (que acomete mais crianças e jovens), desde fome frequente à sede constante, vontade de urinar diversas vezes ao dia, perda de peso, fraqueza, fadiga, mudança de humor, náusea e vômitos. No tipo 02 (adultos com mais de 50 anos são os mais afetados), os sintomas são, além dos já citados, formigamento nos pés e mãos, infecções frequentes (bexiga, rins, pele), feridas que demoram para cicatrizar e visão embaçada. (Secom Palmas)