Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Nielcem Fernandes

Foto: Nielcem Fernandes

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) divulgou nesta quarta-feira, 28, um balanço dos transplantes de córneas realizados no Tocantins, em 2022. Os dados apontam que foram feitos 67 procedimentos este ano e 24 de 2021, um crescimento de 179,16%. O recorde se deu graças ao número crescente de doação de múltiplos órgãos, 14 (2022) e 01 (2021).

“2022 foi um ano em que o tocantinense se mostrou muito solidário. Tivemos um recorde em doação de múltiplos órgãos e isso influenciou no número de transplantes, que significa a mudança na forma de olhar a vida, seja da família que ressignifica o luto ou da família de quem espera um órgão ou tecido e é atendido em tempo hábil”, afirmou a coordenadora da Central Estadual de Transplantes do Tocantins (CETTO), Suziane Crateús.

Recém chegada ao Tocantins, Isabela Vieira Costa, de 25 anos, foi contemplada com a solidariedade dos tocantinenses. “Após um mês no Estado, descobri que precisava realizar um transplante de córnea e por milagre de Deus tudo foi bem rápido. A experiência me ensinou que nunca sabemos o dia de amanhã, as coisas acontecem na nossa vida em questão de segundos. Nunca me imaginei em uma situação de precisar de um transplante. Hoje tenho a visão da importância da conscientização da doação de órgãos, em todos os seus campos. A gente nunca sabe quando nós, ou alguém que amamos possa precisar. Rezo todos os dias por meu doador e seus familiares, como forma de agradecimento”.

Fluxo para transplante de córnea no SUS tocantinense

Para entrar na lista de espera do transplante, o cidadão deverá ser avaliado por um oftalmologista, vinculado ao Sistema único de Saúde (SUS) ou da rede privada que emite um laudo indicando a necessidade da realização do transplante. Em seguida, o paciente entra em contato com a Secretaria de Saúde do Município de origem com o laudo médico, documentos pessoais, comprovante de endereço e cartão do SUS.

Após esse acionamento, a central de regulação do município realiza o agendamento do paciente no Ambulatório de Transplante de Córnea no Hospital Geral de Palmas (HGP), para confirmar a necessidade do procedimento e a possibilidade de realização do mesmo no Estado. O médico oftalmologista da equipe de transplante inscreve o paciente no Sistema informatizado de Gerenciamento do Sistema Nacional de Transplantes (SIG-SNT). O paciente recebe o comprovante da inscrição com o Registro Geral da Central de Transplantes (RGCT), que contém informações necessárias para a consulta de sua posição na lista, disponível no endereço https://snt.saude.gov.br.

A Central de Transplantes do Tocantins (CETTO) faz o gerenciamento da lista e informa, à equipe transplantadora, da disponibilidade do tecido (córnea) e o nome do próximo receptor em espera. Ficam a cargo da CETTO todas as operações logísticas necessárias para que o tecido chegue à equipe que realizará o procedimento cirúrgico.

Com o sucesso do procedimento, o paciente recebe o devido acompanhamento no Ambulatório de Transplantes de Córnea, conforme agendamento realizado pela própria equipe transplantadora.

Processo de captação

O Tocantins possui uma Central de Transplantes, credenciada pelo Ministério da Saúde (MS), que tem como principal função, a gestão de todos os processos que envolvem doação e transplante no Estado.

As equipes de profissionais da CETTO, da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), da Organização de Procura de Órgãos (OPO) e do Banco de Olhos Público do Tocantins (BOTO) trabalham com afinco e contam com apoio de servidores da Secretaria da Segurança Pública (SSP), que atuam no Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER) e da Polícia Militar do Tocantins (PM).

Dados de captação e transplante

No Tocantins, a captação de órgãos teve início em 2018, e, até o momento, já foram feitas 36 captações. Além de órgãos, no Estado também é realizada a captação de tecidos oculares. No Estado é realizado o transplante de córneas; de acordo com dados da CETTO, de 2018 a 2022 foram feitos 196 transplantes e atualmente 72 pessoas aguardam por um procedimento.