Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

As inscrições para participação no Programa de Iniciação Tecnológica do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (PIT/HDT-UFT/Ebserh) seguem abertas de 9 até dia 22 de janeiro de 2023, conforme o Edital Nº 01/2023. Serão disponibilizadas cinco bolsas para alunos/alunas de graduação da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), com o valor mensal de R$ 400,00 por um ano.

O objeto do projeto de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação será o desenvolvimento, aperfeiçoamento ou estudo de viabilização de produtos, protótipos, processos, serviços, sistemas, modelos de negócios ou tecnologias digitais, preferencialmente de caráter multidisciplinar.

Dentre os objetivos do programa está a iniciação tecnológica em saúde na busca de soluções de problemas enfrentados no cotidiano dos Hospitais Universitários Federais; a contribuição na formação científica de recursos humanos para atuação na área de saúde, visando ampliar a empregabilidade no cenário profissional atual e futuro; a contribuição também na formação de recursos humanos para a pesquisa científica na área de saúde; entre outros.

Os interessados poderão submeter propostas de desenvolvimento tecnológico seguindo os critérios estabelecidos em edital. Para se candidatar, devem encontrar-se regularmente matriculado nos cursos de Graduação na UFNT: Biologia (Licenciatura), Física (Licenciatura), Medicina (Bacharelado), Medicina Veterinária (Bacharelado), Química (Licenciatura), Tecnologia em Logística (Tecnológico).

PIT/Ebserh

O PIT é mais um produto da parceria firmada entre a Ebserh e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). No primeiro semestre de 2022, no âmbito dessa parceria, teve início o Programa de Iniciação Científica da Ebserh (PIC), que distribuiu 304 bolsas a alunos de graduação com projetos de pesquisa científica nos hospitais da Rede.

As 205 bolsas serão distribuídas de forma igualitária aos 41 hospitais que compõem a Rede Ebserh e apoiarão o desenvolvimento de projetos ou encomendas tecnológicas na busca de soluções inovadoras para problemas de saúde enfrentados no cotidiano das unidades hospitalares. Os bolsistas serão orientados por um pesquisador experiente e atuante em sua respectiva área do conhecimento.