Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Erlene Miranda

Foto: Erlene Miranda

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) promoveu nessa quarta-feira, 8, uma reunião de discussão da Análise Situacional de Saúde (ASIS). A análise foi elaborada conjuntamente pela SES-TO, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-TO), Superintendência do Ministério da Saúde no Estado e com o apoio da Beneficência Portuguesa de São Paulo.

A diretora de Instrumento e Planejamento para Gestão do Sistema Único de Saúde (SUS)/SES-TO, Mísia Saldanha, explicou que “este processo tem o apoio da Beneficência Portuguesa e começou no ano passado com a participação dos gestores e técnicos dos municípios, da Secretaria Estadual de Saúde, da Superintendência do Ministério da Saúde e Conselho Estadual de Saúde do Tocantins. Tudo a fim da elaboração do Planejamento Regional Integrado, das duas Macrorregiões de Saúde que temos no Estado, a Macro Norte e Macro Centro Sul”.

A servidora complementa que essa etapa é em relação à análise situacional. “Nós fizemos todos os levantamentos nas oito regiões de saúde do Estado, caracterizamos as cinco principais causas de morbimortalidade, os vazios assistenciais, juntamente com os municípios”. Agora faremos a escrita coletiva sobre tudo o que foi levantado, construir juntos para entender as causas dos óbitos, por exemplo. Queremos explicar, para depois propor ações que vão reduzir esse problema de saúde”. 

A superintendente de Gestão e Acompanhamento Estratégico da SES-TO, Luiza Regina Dias Noleto, informou que “este instrumento de análise é um ponto de partida para muitos processos que permitirão melhorias que prevemos para a saúde tocantinense. Conhecer para propor as ações adequadas; digamos que uma etapa fundamental para o plano ver e agir".

A gerente de Áreas Estratégicas para os Cuidados Primários da SES-TO, Thaís Sales, foi uma das presentes no encontro, e contou que “esse é um trabalho fundamental para contribuir com as análises de situação de saúde que irá compor o Planejamento Regional Integrado”.