Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Esequias Araújo

Foto: Esequias Araújo

Como parte da programação de aniversário da cidade, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, acompanhado do vice Laurez Moreira, entregou nesta sexta-feira, 10, a Base do Destacamento da Polícia Militar de Palmeiras do Tocantins, no norte do Estado. Além do destacamento, foram entregues ainda uma viatura policial, equipamentos e munição. O destacamento de Palmeiras do Tocantins foi implantado em 2007.

A iniciativa faz parte do programa Tô mais Seguro, do Governo do Tocantins, que visa garantir um policiamento ostensivo em todo o Estado. A intenção do governador Wanderlei Barbosa é dotar todos os municípios tocantinenses com pelo menos seis policiais militares e uma viatura equipada para o policiamento ostensivo, combater os ilícitos e garantir a segurança da população.

Para o governador Wanderlei Barbosa, o papel do governo é cuidar das pessoas e é inadmissível que o Tocantins continuasse com 70 cidades sem policiamento. "Esse é o nosso papel, levar segurança para esses municípios que há anos não contavam com policiamento. Queremos garantir o direito de ir e vir das pessoas nas ruas com segurança", disse o Governador, ao explicar que essas ações estão sendo possíveis com os mesmos recursos de sempre. "O que estamos fazendo é planejar as ações, não tomamos atitudes sem discutir e planejar", sustentou o Governador.

O planejamento foi lembrado pelo comandante-geral da Polícia Militar, coronel Márcio Barbosa, como um divisor de águas das ações de segurança no Estado. "Essas ações são fruto do planejamento do Governo. Com isso, estamos fortalecendo o trabalho com os municípios. A partir do momento que colocamos policiais em todos os lugares que até então não contavam com esse benefício, estamos fortalecendo a instituição e tudo é feito nos mínimos detalhes", frisou.

O vice-governador Laurez Moreira destacou o compromisso da gestão de Wanderlei Barbosa com a segurança pública no Estado. "É inadmissível as cidades não contarem com policiamento", lembrou Laurez Moreira, afirmando que o governador Wanderlei Barbosa "veio para entregar o Tocantins aos tocantinenses".

O prefeito local, Júnior Noleto, ressaltou que há anos a cidade não contava com o Destacamento da Polícia Militar, o que segundo disse, causava uma sensação de insegurança na população. "A ausência de policiamento causava muita insegurança na população da cidade. Hoje, com essa reinauguração, agradecemos ao governador Wanderlei Barbosa por essa iniciativa. Isso é muito importante para nós, representa a segurança pública presente no nosso município", destacou.

De acordo com o subcomandante da 5ª Companhia Independente da Polícia Militar, com sede em Tocantinópolis, capitão Flávio de Oliveira Coutinho, o trabalho da base vai atender essa nova demanda do Estado e contar diariamente com dois policiais do destacamento nas ruas. "O destacamento conta com seis policiais, o que vai garantir dois militares diariamente na cidade para um policiamento preventivo, com a utilização de patrulhamento ostensivo, além do serviço repressivo", explicou.

Kit Destacamento

O Kit Destacamento, entregue durante a inauguração, é composto por uma viatura policial, um tablet ou smartphone, um computador desktop, uma impressora térmica e um rádio portátil (HT), um tablet Mobile, um fuzil, coletes e seis pistolas.

Aniversário

A cidade de Palmeiras do Tocantins tem mais de 6 mil habitantes e comemora 31 anos de emancipação política. A programação festiva conta com atividades culturais, shows musicais e outras atrações.

Presença

Acompanharam o governador Wanderlei Barbosa, a senadora Dorinha, deputados estaduais, secretários de Estado e outros auxiliares do Governo.