Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Gurupi lançará na próxima quarta-feira, 1º de março, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) a Campanha de Encoleiramento de Cães para o Controle da Leishmaniose Visceral (LCV), mais conhecida como calazar. A ação é realizada pelo Centro de Controle de Zoonoses de Gurupi (CCZ) e tem como objetivo realizar a prevenção da doença na população canina, sendo extremamente importante para proteger a saúde humana.

As coleiras que serão colocadas nos cães são disponibilizadas através do Plano de Ação para Intensificação da Vigilância e Controle da Leishmaniose Visceral, elaborado pelo CCZ da cidade e enviado ao Ministério da Saúde, com aval do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) e da Secretaria Estadual de Saúde (SESAU).

Além disso, neste primeiro momento, receberão as coleiras animais de 10 bairros prioritários, de Gurupi, classificados como de alta transmissão. A estratégia de uso das coleiras em cães se baseia na abordagem Saúde Única, que visa proteger a saúde dos animais e assim dos seres humanos. De acordo com a Semus, dentro da área de abrangência das Unidades Básicas de Saúde municipais foram constatados uma prevalência de 64,7% de casos de leishmaniose em cães.

“É importante lembrar que não temos casos de calazar com letalidade em humanos, desde 2019. Mas, ainda temos que trabalhar para o controle da doença nos cães que são considerados vetores da doença. Mas eles não são vilões, e sim vítimas deste mal que acaba retirando também a vida deles. Nós impedindo que o mosquito palha chegue até nossos pets, vamos proteger toda comunidade”, explicou a prefeita Josi Nunes.

Com uma população de cerca de 90 mil habitantes e um número de 10.649 cães divididos nos 82 bairros da cidade, a meta é abranger todos estes animais, por meio de ciclos ímpares de encoleiramentos com 3.125 cachorros. Cada tutor que tiver o cão beneficiado terá que assinar um termo de consentimento emitido pelo CCZ.

“Realizamos todo um trabalho de pesquisa de dados na secretaria para enviar ao Ministério da Saúde e trazer mais este benefício para Gurupi. Nossas equipes já estão preparadas para realizar o encoleiramento. A coleira apresenta liberação contínua do inseticida por 6 meses, após o período a troca será avaliada pela secretaria municipal de saúde. Depois iremos trabalhar com os dados novamente, para realizar análise dos resultados obtidos”, frisou o secretário de saúde, Sinvaldo Moraes.

“Nossos fiscais de saúde estarão de casa em casa, nestes 10 bairros prioritários realizando os encoleiramentos. Primeiro, eles farão o teste rápido para ver se o animal está saudável ou se já foi acometido pela doença. Se estiver bem, já é encoleirado na hora. Caso não esteja, o tutor é notificado. Mas queremos pedir a ajuda e compreensão de todos responsáveis por seus pets, vamos aderir a campanha e deixar nosso município longe do calazar”, pediu o coordenador do CCZ de Gurupi Luciano Morais Santos.

Leishmaniose Visceral

A Leishmaniose é transmitida pela picada de um flebótomo contaminado (conhecido como mosquito palha) e pode acometer cães e humanos. Alguns sintomas que podem levar o proprietário a desconfiar que o animal está doente são: descamação seca da pele, pêlos quebradiços, nódulos na pele, úlceras, febre, atrofia muscular, fraqueza, anorexia, falta de apetite, vômito, diarreia, lesões oculares e sangramentos.

O combate ao inseto vetor deve ser feito com aplicação de inseticida no ambiente e o uso de produtos repelentes no cão. Além disso, as pessoas devem evitar deixar os animais em ambientes úmidos e que acumulem material que possa facilitar a criação do mosquito.

Bairros Contemplados na Primeira Etapa:

Vila Pedroso;

Trevo Oeste;

Jardim São Lucas;

Jardim Tropical I;

Jardim Tropical II;

Jardim Paulicéia;

Jardim Medeiros;

João Lisboa da Cruz;

Vila Independência;

Jardim dos Buritis.