Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Luiz de Castro

Foto: Luiz de Castro

Visando maior efetividade nas ações referentes à segurança, o Governo do Tocantins segue atuando para o combate da criminalidade, desta vez com uma parceria firmada entre Secretaria da Segurança Pública (SSP) e Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) com foco nos serviços de inteligência. Nesta sexta-feira, 3, os secretários da SSP, Wladimir Costa, e da Seciju, Deusiano Amorim, assinaram um Termo de Cooperação Técnica para compartilhamento e integração das bases de dados, a fim de facilitar processos de investigação e pesquisas de inteligência.

A iniciativa irá promover rotinas e um ambiente tecnológico que estabelecerão compartilhamento de dados e informações de maneira sistêmica e institucional entre os Sistemas Integra e Hades, favorecendo mutuamente as Pastas.

Para o secretário da SSP, Wlademir Costa, a parceria fortalece a base de dados e luta para prevenção de crimes, aumentando a eficácia nas resoluções. "Seguindo a orientação do nosso governador Wanderlei Barbosa, que é de cada vez mais integrar os órgãos de segurança para melhor prover a população, nós estamos agora firmando uma parceria com a Seciju para troca de informações, para que os setores de inteligências das duas Secretarias possam também se comunicar e facilitar a tomada de decisão e assim dar uma resposta mais efetiva no combate à criminalidade", apontou.

O secretário da Seciju, Deusiano Amorim, citou que ambas as partes ganham com a assinatura do Termo. “Este é o início de uma colaboração que irá dar uma resposta mais assertiva e veloz em ações de segurança em nosso Estado, como determinado pelo governador. Sempre buscaremos uma melhoria contínua de nossas ferramentas e quem ganha com isso é a população”, enfatizou.

Outros termos de cooperação, que visem o fortalecimento da Inteligência e o compartilhamento de dados, devem ser assinados com outras forças de segurança do Estado.

Estiveram presentes durante o ato o gerente dos Serviços de Inteligência dos Sistemas Prisional e Socioeducativo, Francisco Silva, e o gerente de Monitoramento Eletrônico de Pessoas do Sistema Penal, Cleber dos Santos Solano.

Vigência

O Acordo está em concordância com o art. 4º da Lei 13.709 de 14 de agosto de 2018, Lei Geral de Proteção de Dados, e terá vigência de cinco anos, podendo ser prorrogado automaticamente.