Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, irá realizar no sábado, 29, o Dia ‘D’ de Vacinação Contra Influenza e Atualização do Cartão Vacinal. A ação será realizada em todas 15 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade. Para vacinar é preciso levar cartão de vacinação e CPF.

O objetivo é aumentar o número de pessoas do grupo prioritário imunizadas e assim reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza. A vacina contra a Gripe é trivalente e imuniza contra três vírus (H1N1, H3N2 e vírus influenza B).

Público-alvo: idosos com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Entre todas as vacinas de rotina oferecidas, a da Covid-19 é a única que só será administrada nas unidades pertencentes: UBS Nova Fronteira, UBS Vila Nova, UBS João Manoel, UBS Sol Nascente, UBS Parque das Acácias e UBS Buritis.   

Além da Vacinação, o dia será todo dedicado a ações de saúde nas UBSs com: Atualização do Cartão Vacinal; Acompanhamento do Bolsa Família; Busca Ativa – Hipertensão e Diabetes.

“Vamos aproveitar a data, já que muitas pessoas vão se direcionar às UBSs para se vacinar e realizar várias ações conjuntas. Isso é muito importante, porque assim poderemos garantir que mais gente realize acompanhamentos extremamente necessários, como o do Bolsa Família por exemplo. Então, eu peço a comunidade de Gurupi que compareça e faça sua parte! Para que nós possamos manter nossa população saudável e com qualidade de vida”, disse a prefeita Josi Nunes.

“Estas ações de sábado serão muito importantes para diversos programas desenvolvidos pela nossa saúde municipal. O acompanhamento do Bolsa Família, a Busca Ativa de pacientes com Hipertensão e Diabetes, todos estes aspectos precisam ser frequentemente atualizados e quando desenvolvemos atividades como esta, conseguimos atingir um número maior de pessoas de uma só vez. Então, o dia 29 foi escolhido justamente para isso, para mobilizar o maior número de pacientes possível”, explicou o secretário municipal de saúde, Sinvaldo Moraes.