Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Antônio Gonçalves

Foto: Antônio Gonçalves

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, recebeu a Medalha do Mérito do Agronegócio Otávio Lage Siqueira na Câmara Municipal de Goiânia na manhã desta terça-feira, 16, em reconhecimento aos trabalhos prestados no âmbito do agronegócio Estadual e Nacional. O título foi proposto pelo vereador da capital goiana, Ronilson Reis (PMB), e acatado por unanimidade pelos 35 parlamentares da Casa. Esta é a primeira vez que um governador do Tocantins recebe a honraria.

Agradecido pelo reconhecimento, Wanderlei Barbosa discursou na plenária da Casa de Leis de Goiânia, destacando a necessidade e a importância de políticas públicas que fomentem e contribuam para a expansão e o fortalecimento daquilo que é o principal traço econômico, não só do Tocantins, mas de grande parte dos Estados brasileiros, inclusive do Goiás.

"Para mim, receber este reconhecimento é uma realização e alegria únicas, até porque a vertente que eles escolheram para fazer a homenagem é muito importante para nós. É a vertente econômica que mais cresce no Tocantins, que é o agronegócio. É uma vertente que nós temos tido muito cuidado, da segurança jurídica, da infraestrutura, melhorando nossas rodovias e situações importantes para o crescimento e o desenvolvimento econômico do nosso Estado", disse o chefe do Executivo tocantinense.

Medalha do Mérito

Em ofício encaminhado ao governador para a homenagem, o vereador Ronilson explicou que a indicação "corrobora os relevantes serviços prestados pelo homenageado, tendo em vista a atuação parlamentar em favor dos interesses empresarial e do agronegócio". Ele afirmou que propôs a entrega desta medalha ao governador Wanderlei Barbosa e foi aceita por todos os seus pares. "Wanderlei Barbosa é conhecido por seu trabalho pujante em prol do agronegócio no Tocantins e que, direta e indiretamente, influencia positivamente no setor de toda a região, inclusive no Goiás. Então, nós propomos essa medalha pra ele e foi aprovada pelos 35 vereadores e, portanto, é uma honra muito grande recebê-lo aqui", enfatizou, ao afirmar que a presença do líder do executivo tocantinense enobrece o parlamento municipal goianiense.

Quem também esteve prestigiando o governador Wanderlei Barbosa na solenidade de homenagem foi o vice-governador de Goiás, Daniel Vilela. "É um privilégio e prestígio para nós, goianos, recebermos aqui, nesse dia de hoje, o governador Wanderlei Barbosa. A Câmara dos Vereadores está de parabéns por essa homenagem e por observar que o Goiás tem muita sinergia com o Tocantins. Tudo que é bom para o Tocantins, é bom para Goiás. Muitos tocantinenses fazem a força do nosso Estado e muitos goianos têm feito a força e o crescimento do Tocantins. Quanto mais trabalharmos juntos, em sinergia, mais benefícios traremos aos dois estados", pontuou Daniel Vilela.

Essa parceria também foi exaltada pelo presidente da Câmara Municipal de Goiânia, o vereador Romário Policarpo. "O Tocantins é um estado irmão aqui de Goiás e uma das principais fontes de recursos e de arrecadação do nosso Estado. Nós precisamos muito do trabalho que o governador Wanderlei Barbosa tem feito no Tocantins para fortalecer, inclusive, as ações aqui no Estado de Goiás. Goiânia, como a capital do estado, tem gratidão por aquelas pessoas que ajudam no crescimento e no desenvolvimento da nossa região. Assim como o desenvolvimento do Tocantins passa pelo Goiás, o Estado de Goiás também passa pelo Estado do Tocantins. Então, acho que é mais do que pertinente a apresentação dessa medalha às figuras que têm feito bem ao povo goiano, em especial a Goiânia", concluiu.

Também estiveram presentes na sessão solene da Câmara Municipal de Goiânia a senadora Dorinha Rezende, o vice-presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado estadual Ivory de Lira; o comandante-geral da Polícia Militar do Tocantins (PMTO), coronel QOPM Márcio Antônio Barbosa de Mendonça; e familiares do governador que residem em Goiânia e cidades circunvizinhas.

Sobre a Honraria

A Medalha do Mérito do Agronegócio é concedida para pessoas que se destacam por serviços prestados à comunidade e na defesa dos interesses dos produtores rurais, da agricultura e da pecuária, tanto no âmbito Estadual quanto Nacional. A honraria leva o nome do ex-governador Otávio Lage Siqueira.